Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/20 às 17h36 - Atualizado em 30/06/20 às 17h41

Seis meses de trabalho, por uma cidade mais bonita

 

 

O primeiro semestre de 2020 foi marcado pelo isolamento social, mas, as ruas vazias não desmotivaram o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap que, mesmo com redução do seu efetivo, se desdobrou para deixar nossas cidades ainda mais lindas levando a cor e a beleza das flores à população do Distrito Federal.

 

“O DPJ é um dos grandes motores da Novacap, pois, suas ações refletem não só no bem-estar proporcionado pela beleza das plantas, mas a questões relativas à segurança e saúde da nossa população. E isso é nossa prioridade”, destacou o diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

Responsável pela manutenção de todas as áreas verdes do DF, o DPJ é o executor dos famosos jardins ornamentais que enfeitam as nossas cidades e, todas as flores utilizadas pela Novacap foram cultivadas nos dois viveiros mantidos pela companhia que, até o final de junho, produziram 1.223.267 mudas de flores, ervas e herbáceas. Mais da metade desta produção, 524.670 mudas, foi utilizada na manutenção de 31.601m² de canteiros ornamentais e jardins públicos.

 

Lourdes Marinho, moradora da Asa Norte, é apreciadora da beleza dos canteiros da capital há mais de 30 anos e considera indispensável para a qualidade de vida da população o cuidado com as áreas verdes. “Brasília é uma cidade muito bonita! Conheço muitas pessoas que viajam para cá para apreciar nossa arquitetura, que é complementada pelas cores dos nossos jardins. Somos uma cidade-parque e o governo faz muito bem em mantê-la tão florida”, afirmou Lourdes.

 

Os viveiros da Novacap produziram, ainda, 37.721 mudas de árvores, palmeiras e arbustos, que serão utilizadas nos futuros programas de arborização. Além disso, foram coletados 1.635.730 kg de frutos e sementes e, efetuado o controle fitossanitário de pragas e doenças em 544 pontos das áreas verdes.

 

A arborização também foi intensificada neste primeiro semestre de 2020, com o plantio de 29.122 novas espécies e a implantação de 95.323 m² de gramados nas diversas Regiões Administrativas do DF, por obra direta e por meio de terceirização dos serviços. “A arborização é um dos serviços fundamentais executados pelo DPJ, porque cada árvore plantada é catalogada e será acompanhada pelos técnicos, o que facilita a identificação de qualquer problema para a espécie, ou que ela possa gerar para a população como tendência à queda de galhos, por exemplo”, explicou o diretor de Urbanização da Novacap, Sérgio Lemos.

 

PODAS E ROÇAGEM

 

Em 2020 o trabalho de poda de árvores da Novacap ganhou reforço com a contratação de 25 equipes terceirizadas, uma vez que, apenas duas, das 12 equipes compostas por servidores efetivos da companhia estão em atividade.

 

Mesmo com a baixa de servidores inclusos no grupo de risco do Covid-19 os números impressionam. Nos primeiros seis meses do ano, essas equipes realizaram 48.308 podas de árvores e 3.588 supressões, ou seja, remoção de espécies mortas e caídas para manutenção da arborização da cidade. Todas essas ações resultaram em 11.499 m³ de lixo verde, recolhidos pela Novacap.

 

Com mais de 300 tratores e cerca de mil trabalhadores terceirizados, as ações de poda de grama e roçagem não param, mesmo no período de estiagem. De janeiro a junho deste ano, em razão do grande volume de chuvas, a Novacap realizou a manutenção de 604.204.464 m² de gramados com poda de grama e roçagem de vegetação espontânea nas áreas públicas urbanas, além de 53.428.577,00m² de coroamento e, limpeza de 86.568 de área de canteiros. “Essas áreas recebem roçagem ao menos uma vez por mês para evitar o crescimento excessivo. Em períodos de chuva, como pode haver um crescimento acelerado, diminuímos o intervalo entre as roçagens para manter a segurança da população”, comentou o chefe do DPJ, Raimundo Silva.

 

Além da manutenção, o DPJ possui um departamento exclusivo para criação Projetos de Paisagismo, que desde o início de 2020 desenvolveu dez projetos, três termos de referência e, realizou 14 análises de projetos e três análises de Procedimento de Manifestação de Interesse.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo de Brasília

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300