Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/18 às 10h09 - Atualizado em 29/10/18 às 13h26

Região de Samambaia dá adeus a alagamentos

Obras na região das quadras 114 norte e 417 sul vão evitar alagamentos e enchentes constantes que há quase oito anos atrapalhava a vida dos moradores. Região tem 400 quilômetros de rede de drenagem, o que corresponde a 10% de todo DF

 A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início a uma série de serviços de melhorias na rede de águas pluviais em Samambaia. Equipes da Companhia estão construindo 10 novas bocas de lobo, além de realizar a desobstrução, limpeza e readequação da rede nas quadras 114 norte e 417 e sul. A operação atende a uma demanda antiga dos moradores. Eles reclamam que no período das chuvas os alagamentos e enchentes na região são constantes.
Com a obra, as bocas de lobo receptoras do sistema de drenagem da região poderão captar um volume maior de águas das chuvas, melhorando as condições de fluência e evitando pontos de alagamento.
Para o líder comunitário de Samambaia Jorge Uilton, de 42 anos, a construção de novas bocas de lobo na região vai beneficiar diretamente mais de 50 famílias que vivem no local, além de proporcionar mais qualidade de vida e tranquilidade para os moradores.
“Há mais de oito anos estamos lutando para a realização dessas benfeitorias na nossa região. Já enfrentamos diversas enchentes e alagamentos. Finalmente, agora, levamos nosso pedido à Novacap e fomos ouvidos e atendidos. É de grande importância que os serviços de infraestrutura do Governo estejam mais presentes na vida do cidadão. Agora estamos mais tranquilos e sossegados para quando começar o período das chuvas” comenta satisfeito o líder comunitário.
O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, reconhece que as benfeitorias na região era um pedido antigo que afetava a comunidade local. Ele ressalta, porém, que é preciso trabalhar junto com a comunidade pois o que mais afeta e compromete à rede de águas pluviais de todo o DF é o descarte irregular do lixo.
 “O impacto do lixo jogado nas ruas e de forma irregular aparece justamente no período chuvoso, pois tudo vai parar nas bocas de lobo, impedindo o escoamento da chuva. A água acumulada, por sua vez, invade as ruas, as calçadas e muitas vezes as residências”, explica.
Limpeza
Com mais de 170 mil bocas de lobo em todo o Distrito Federal, são retirados por dia por equipes da Novacap cerca de 5 mil toneladas de lixo e de entulho dos ramais e bueiros de diversas regiões administrativas. Os serviços de limpeza são realizados em quase quatro mil quilômetros da rede de drenagem pluvial em todo o DF, com o auxílio do caminhão hidrojato e por meio de catação manual.
Júlio Menegotto também explica que as ações por enquanto estão sendo realizadas de acordo com demandas mais urgentes, mas, com a ajuda da comunidade outros setores da cidade serão contemplados. “Avaliamos e atendemos primeiramente as demandas que necessitam de intervenção imediata. A ordem é que as benfeitorias continuem de forma efetiva”, frisa.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo de Brasília

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300