Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/20 às 14h04 - Atualizado em 9/03/20 às 14h47

Novacap na troca da bandeira nacional

 

O turismo cívico cresceu significativamente nos últimos anos na capital federal, que recebe pessoas de todo Brasil que buscam as lindas obras de Oscar Niemeyer e a nossa arquitetura única, que fez de Brasília um museu a céu aberto. Além das edificações, a troca da bandeira, realizada todo primeiro domingo de cada mês também tem atraído um grande número de turistas à Praça dos Três Poderes.

 

Excepcionalmente em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Troca foi realizada ontem (08), e contou com a participação de milhares de pessoas. O que poucos sabem é que a manutenção do mastro e a manipulação dos elevadores que fazem o hasteamento e descerramento da Bandeira Nacional é uma ação exclusiva da Novacap.

 

Na manhã deste domingo a Novacap mobilizou nove técnicos para o evento, e uma cena inesperada chamou a atenção dos presentes. Durante os testes preliminares para o descerramento, a bandeira antiga ficou pressa à estrutura e um servidor treinado, teve que utilizar o cesto elevatório, uma espécie de elevador individual, para subir até o topo do mastro, que tem 100 metros de altura. No final, tudo pronto para o espetáculo.

 

No início deste ano, a Novacap concluiu a licitação que fará a reforma total do Mastro da Bandeira. A obra, orçada em R$ 316 mil, prevê manutenções preventivas e preditivas dos sistemas de elevação e transporte, do motor de tração e inclinador (macaco), dos freios, dos quadros de distribuição, controle e comando, da cabine e caixa da cabina, dos contrapesos, cabos de aço, poços do elevador, polias de tração e desvio e do sistema de ar comprimido. A manutenção deve ter início em abril com duração de 12 meses.

 

O mastro da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes possui 24 hastes metálicas como símbolo de diálogo e convergência de todas as unidades da federação e dos três poderes do país.

 

Outra curiosidade é que, somente quando a bandeira nova toca o topo do mastro, a antiga é arriada. Assim, o mastro nunca fica sem a bandeira. A Bandeira Nacional tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos, sendo considerada a maior bandeira hasteada do mundo.

 

A Troca da Bandeira Nacional, evento promovido a cada 30 dias desde a fundação de Brasília, é realizado pelas forças de segurança do Distrito Federal e esse mês ficou sob responsabilidade da Aeronáutica. A troca obedece a um rito: a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional e com salva de 21 tiros de canhão. O descerramento da antiga também é precedido de um protocolo marcado pelo Hino à Bandeira.

 

 

Novacap na troca da bandeira nacional

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300