Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/19 às 12h46 - Atualizado em 2/09/19 às 12h48

Novacap faz limpeza de monumento e dá oportunidade de treinamento a apenados

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e a Fundação do Memorial JK uniram esforços para realizar a limpeza da estátua do fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek, localizada na edificação em sua homenagem.

 

Em comemoração aos 117 anos do nascimento de JK, no próximo dia 12 de setembro, a Fundação sentiu a necessidade de realizar, pela primeira vez, a revitalização do monumento e, para isso, contou com total apoio e colaboração da Novacap para a limpeza da estátua. A ação teve início na última sexta-feira, dia 23/08, e foi concluída quarta-feira, dia 28.

 

A Companhia cedeu seis de seus funcionários, sendo cinco deles apenados da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – Funap, que estão em regime semiaberto.

 

A intenção do Presidente e Diretores da Novacap é de vencer as barreiras da falta de informação e preconceito, oferecendo a inclusão social aos reeducandos e a inserção no mercado de trabalho, que possibilita a ressocialização com efeitos sobre a redução da reincidência criminal.

 

Para o trabalho ser feito de forma segura, o Corpo de Bombeiros Militar ministrou um dia de curso para os apenados para assegurar a segurança e uso correto dos equipamentos. Ao final do processo, todos receberam um certificado de Capacitação de Trabalhos em Altura, que pode ser aproveitado profissionalmente.

 

A dedicação e agilidade dos trabalhadores foi tanta que a limpeza, prevista para durar em torno de 15 dias, foi concluída em apenas 4.

 

“Com esse tipo de ação, esperamos que todo reeducando tome gosto pelo trabalho honesto e tenha oportunidade de exercê-lo ao terminar de cumprir sua pena”, acrescentou Elzo Bertoldo, Diretor Administrativo da Novacap.

 

No dia 12 de setembro, o Memorial será palco de comemorações com a presença de autoridades do Distrito Federal. Na ocasião, será depositada uma coroa de flores na câmara mortuária e acontecerá o lançamento do livro com os discursos proferidos por JK em 1956.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo de Brasília

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300