Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/04/20 às 17h24 - Atualizado em 24/04/20 às 17h24

Novacap esclarece inundações nas tesourinhas e aponta solução definitiva

 

Situação bastante corriqueira em Brasília, os alagamentos ainda são constantes e trazem preocupação a população e aos administradores públicos que buscam uma medida definitiva para resolver o problema. Entregues na última segunda-feira (20) pela Novacap, as tesourinhas localizadas nas quadras 15/16 norte sofreram inundação após as chuvas que atingiram a cidade na tarde de ontem (23). Muitos questionaram se as obras não foram suficientes para resolver as inundações, mas, de acordo com a companhia, a reforma prevista em contrato era restrita a parte estrutural, já que grande parte desses viadutos nunca haviam recebido reparos em 60 anos, desde a sua construção.

 

Em nota encaminhada aos veículos de comunicação a Novacap esclareceu que os contratos firmados com as empresas contratadas para recuperação das 94 tesourinhas preveem apenas reparos na estrutura dos viadutos, que estavam bastante danificados, alguns deles com ferragem exposta. Obras de drenagem não estão previstas. A ampliação das bocas de lobo existentes na tesourinha da 15/16 norte, de acordo com a companhia, foi um serviço adicional realizado por equipes próprias.

 

A empresa ressaltou ainda que essa ampliação será feita em todos os conjuntos de viadutos e tem como objetivo minimizar os problemas que ocorrem nas tesourinhas durante as chuvas fortes. Como já foi amplamente divulgado, a rede de drenagem pluvial do Distrito Federal não suporta a atual demanda e será necessária a realização de uma grande obra de ampliação, conhecida como Drenar DF, para solucionar definitivamente o problema.

 

DRENAR – DF

 

O programa Drenar DF visa o redimensionamento das galerias de águas pluviais das áreas que sofrem com as constantes inundações em época de chuvas. Para melhor atendimento dos locais mais afetados com os problemas de alagamento, o programa foi dividido em duas etapas.

 

O Drenar DF 1 compreende a região do Plano Piloto e prevê o reforço da rede de drenagem das faixas 01/02 e 10/11 da Asa Norte e 13 da Asa Sul. O programa estabelece ainda, a melhoria da qualidade da água pluvial descarregada no Lago Paranoá, por meio da retenção dos resíduos em bacias de contenção e qualidade que ainda irão ajudar a reduzir o pico da vazão do volume de água afluente no Lago, evitando o assoreamento do mesmo.

 

Já o Drenar DF 2, abrange a região de Taguatinga, integrando as quadras dos seguintes setores: QNA, QNB, QNC, QND, QNE, QNF, QSA e QSB, QSC, CSA e CSB, além das Avenidas Hélio Prates e Comercial.

 

O Drenar DF será coordenado pelas Secretarias de Governo e de Obras, que destacam que os projetos estão sendo atualizados por técnicos do GDF. A previsão é de que a readequação referente a Faixa 1/2 Norte esteja concluída em maio. A Faixa 10/11 Norte, estima-se que término em julho. Já a Faixa 13 Sul tem sua atualização prevista para setembro deste ano.

Somente após a conclusão dos projetos, será iniciado processo licitatório para a contratação de empresa responsável pela execução dos serviços.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300