Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/04/09 às 18h44 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Novacap dá início às obras da AFS 5

O governo vai desafogar o trânsito no centro da cidade com a construção da via AFS 5. O novo trecho ligará a L4 Sul, próxima do Lago Paranoá, à W4 Sul – pista de acesso às quadras 900, igrejas e colégios. Com a obra, o trânsito intenso nos setores Comercial, Bancário, Hospitalar, de Rádio e TV e de Autarquias (todos do lado Sul), ganhará fluxo e facilitará a vida dos usuários da Ponte JK. A Novacap fiscalizará a obra.

De acordo com números do Detran-DF, cerca de 100 mil veículos passam diariamente pelo local. A obra, considerada de grande porte, terá oito quilômetros de extensão e artes especiais, como viadutos. Será feita ainda a ampliação da rede de drenagem pluvial do local.

O primeiro trecho da AFS 5, entregue à Seta Engenharia, começa no Setor de Autarquias Sul (SAS), na altura do prédio da Funasa. Nesse ponto haverá duplicação da via, passando por baixo do viaduto de acesso à L2. A nova pista começará a ser construída a partir do viaduto e passará atrás da Catedral, ao lado da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entre as embaixadas da Rússia e de Portugal.

Quando a via chegar à Embaixada dos Estados Unidos começa o segundo trecho, de responsabilidade da JM Construtora. Ela segue até a L4 Sul, passando ao lado do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Procuradoria Geral da República (PGR).

As duas empresas vão gerar aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos. Com a construção da nova pista, projetada para ser paralela às já existentes ASF 4 e S2 (anexos dos ministérios), os motoristas vindos do Lago Sul e condomínios, pela Ponte JK, também serão beneficiados, assim como quem trafega pelo Setor Comercial Sul.

Referendo

A AFS 5 foi referendada por Lúcio Costa, em 1974, por sua filha, Maria Elisa Costa, em 2006, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ideia é reduzir significativamente o acesso ao Eixo Monumental nos dois sentidos, como tráfego de passagem com destino à Rodoviária, Palácio do Buriti e Rodoferroviária.
O governador vai lançar a obra, orçada em R$ 20 milhões, na segunda-feira, dia 13, às 10h, na Praça do Trabalhador, localizada no SCS. O prazo de conclusão é de um ano.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300