Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/07/12 às 19h04 - Atualizado em 29/10/18 às 14h42

Limpeza geral no Buraco do Tatu


O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, vistoriou na manhã deste domingo (22) o trabalho de 90 servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) na limpeza do Buraco do Tatu, na região central de Brasília. Esta é a segunda vez, na atual gestão, que o local passa por um processo mais profundo de lavagem. A primeira foi no dia 2 de janeiro de 2011. De lá para cá, o Governo do Distrito Federal tem realizado pequenas intervenções. A mais recente ocorreu em 23 de maio deste ano.
 
Na ação, segundo o diretor Administrativo da Novacap, André Fortes, foram usados um caminhão desobstruidor com bico de pressão adaptado e 13 caminhões-pipa. Todo material químico utilizado para a limpeza do local é biodegradável e não polui o meio ambiente. “As paredes do Buraco do Tatu sujam com grande facilidade, principalmente quando chove. Esta limpeza é uma forma de conservar o local”, explicou Tadeu Filippelli.
 
Segundo o administrador de Brasília, José Messias de Souza, uma dificuldade para a manutenção da limpeza no local é que os ladrilhos não podem ser trocados, já que o Buraco do Tatu está inserido no conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural Mundial. Os azulejos são de um tipo poroso, o que facilita a penetração da sujeira e dificulta a retirada de pichações.
 
Participaram ainda da vistoria o secretário de Transportes, José Walter Vezquez, e o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Fauzi Nacfur.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300