Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/07/20 às 10h50 - Atualizado em 30/07/20 às 10h52

Grupo de trabalho recupera meios-fios deixando o DF ainda mais urbanizado

 

Raphaella Padilla, da ASCOM

 

Semanalmente, representantes da Novacap, SLU e Detran se reúnem para determinar quais cidades do Distrito Federal receberão serviços de implantação e revitalização de meios-fios. Esta estrutura, imperceptível para alguns, é parte fundamental nas obras de urbanização das cidades, pois dão forma às ruas e passeios públicos e garantem mais segurança no deslocamento de motoristas e pedestres.

 

As ações do Grupo de Trabalho (GT) tiveram início em 13 de maio deste ano, desde então, cerca de mil e quinhentos metros de meios-fios já foram revitalizados. A reforma se divide em quatro etapas: na primeira delas a participação das administrações regionais é fundamental, pois trata-se da identificação dos pontos precários. Em seguida, entra a Novacap. O órgão possui uma fábrica de concreto gerida pela Divisão de Conservação e Reparos (DICOR/DE) que é responsável pela produção das peças de meios-fios. É a Novacap, também, responsável pela troca e recuperação das estruturas que estão fora do lugar, quebradas ou faltando.

 

A terceira etapa do projeto cabe ao Serviço de Limpeza Urbana, que realiza a lavagem e a pintura dos meios-fios. O Departamento de Trânsito finaliza os trabalhos com a sinalização longitudinal na via revitalizada.

 

As cidades do Recanto das Emas, Lago Sul e Park Way – na região no Vargem Bonita- já receberam essas ações. Nesta semana três equipes estão em ação nas RAs de Sobradinho I, São Sebastião e no balão do aeroporto, ponto de chegada de milhares de turistas à Brasília. Camila Costa, moradora de Sobradinho, já percebeu os trabalhos sendo feitos e parabenizou a iniciativa. “Ninguém percebe muito os meios-fios, só quando estão quebrados e alguém tropeça. É muito legal quando o governo faz o trabalho de prevenir problemas, além disso, quando estão pintados e alinhados fazem a diferença na minha cidade”, afirmou ela.

 

A ação, de acordo Elzo Bertoldo, diretor de administração da Novacap, será contínua e pretende atingir todas as RA’s. “Trata-se de um trabalho de formiguinha, cujo impacto visual é incrível. O governador determinou que fizéssemos este trabalho de revitalização dos meios –fios, imprescindível para o embelezamento das nossas vias, e foi além, disse que precisamos atingir todas as cidades do DF, e estamos empenhados em cumprir essa meta”, afirmou Bertoldo.

 

FABRICAÇÃO PRÓPRIA

Visando reduzir os custos nas obras de urbanização, a Diretoria de Edificações da Novacap, por meio da Dicor, possuí uma fábrica de concretos que, além de meios-fios, produz tijolos, blocos de cimento, placas pré-moldadas, tampas de boca de lobo, lajes, bancos e mesas de praças. A base utilizada na confecção, são peças de concreto danificadas, retiradas das 33 Regiões Administrativas do DF.

 

A média diária de fabricação de meio-fio é de 200 a 280 peças. O funcionamento, de segunda a sexta, dessa pequena indústria de manufatura tem a parceria da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). São de 13 a 15 internos voluntários do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) que entram com a mão de obra. Em troca recebem redução na pena. Trabalham 3 dias e reduzem 1 na condenação.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300