Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/09/09 às 19h11 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Canteiros anunciam a Primavera

A estação das flores está chegando e, não por acaso, os canteiros de Brasília estão ainda mais floridos, mais coloridos, mais bonitos. Alguns chamam a atenção, como o balão de entrada do Lago Norte. A programação, definida pela equipe de paisagistas do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap, primou pela variedade de cores. Foram usadas no canteiro cerca de sete mil mudas, especialmente de Tagete gold e Petúnia, espécies que, juntas, compõem uma bonita aquarela.

Além dessas, o DPJ prioriza a plantação de Flox drumondii, Flox estrelado, Rudbeckia e Vinca. Essas espécies se adaptam melhor ao clima seco dessa época do ano.

Brasília conta hoje com 723 canteiros. O DPJ mantém diariamente, inclusive nos finais de semana, uma equipe dedicada exclusivamente à manutenção deles. Por semana, a demanda de mudas é de 180 mil mudas, todas devidamente produzidas no nosso viveiro.

Esse trabalho de produção começa a partir de sementes que são coletadas em expedições ao longo do ano no Cerrado do Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás. São colhidas, anualmente, em torno de dez toneladas de frutos e sementes de espécies arbóreas e palmáceas. Para arborização de Brasília são selecionadas espécies com características ornamentais como: copa, folhagem, floração e porte.

As excursões são imprescindíveis para identificação de matrizes nos períodos de floração e frutificação. As árvores são selecionadas levando-se em conta também um bom estado fitossanitário.

Para uma maior diversidade de espécies, é preciso saber identificar as árvores e conhecer os períodos de maturação dos frutos, além de dispor de mão-de-obra qualificada, métodos e equipamentos adequados.

Os métodos variam conforme a espécie. Nos ipês a coleta é realizada utilizando-se uma vara com gancho para balançar os galhos e as sementes são aparadas com lona. O pequi e o araticum são apanhados no chão após a queda espontânea.

Na atual equipe de coleta de sementes do DPJ, o integrante mais antigo trabalha há dezoito anos na equipe e, por sua prática como “mateiro”, contribuiu muito na identificação de espécies do Cerrado que foram introduzidas na arborização de Brasília.

O resultado de todo esse trabalho está nos canteiros floridos de Brasília, que alcançaram fama internacional, conforme comprovam visitas de ambientalistas de outros países ao DPJ da Novacap.

Outros exemplos de canteiros e balões que estão em seu ápice de floração são o da Praça do Buriti, do Setor Esportivo, da 307/308 Norte, 309/310, 201/102, 108/109, 210/211, o da LBV, do Aeroporto e da QL 16 do Lago Sul.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300