Comunidade de skatistas celebra a renovação da tradicional pista, que contará com capacidade para acolher competições nacionais e internacionais
A comunidade de skatistas do Distrito Federal tem muito a comemorar. Uma das mais tradicionais pistas da capital está passando por uma completa reconstrução e se transformará no primeiro skate park profissional da cidade. A pista, que antes continha 1,2 mil m², será ampliada para 1.648 m², dos quais 1.498 m² serão exclusivos para a pista. O GDF está investindo R$ 889.278,99 na obra, que beneficiará cerca de 2 mil usuários. A previsão de conclusão é para o final de julho.
A estrutura antiga da pista foi totalmente demolida, dando lugar a uma nova construção. Os serviços de escavação, aterro, nivelamento, compactação do terreno, execução e ligação da rede de águas pluviais, revestimento com concreto magro da área construída, execução da estrutura em malha metálica, instalação de ferros e telas, concretagem e polimento da pista já foram concluídos. As paredes dos dois bowls (piscinas) da pista de skate já foram concretadas, faltando apenas a concretagem do piso superior.
“A pista está toda sendo construída praticamente artesanalmente, com técnicas e ferramentas diferentes para acertar a geometria que é exigida pelos atletas. Estamos tendo todo o cuidado para atendê-los”, comenta o chefe do Departamento de Edificações da Novacap, Carlos Alberto Spies.
O projeto atende às exigências da federação do esporte, o que permitirá a realização de competições nacionais e internacionais de skate no local, consolidando Brasília no circuito dessas provas.
Uma empresa especializada na construção de pistas de skate está executando o projeto. “É uma pista democrática que vai atender desde o skatista iniciante até um atleta de alto desempenho, um profissional”, declara o executor da obra, o empreiteiro Davi de Oliveira.
A pista apresentará uma variedade de elementos, incluindo duas pistas, uma delas de menor profundidade para o público infantil. A próxima etapa da obra será o complemento do projeto paisagístico, com o plantio de grama em volta, seguido de uma limpeza geral e a aplicação de resina no concreto.
Morador do Cruzeiro Velho, o skatista Pedro Hugo Rocha, 30 anos, frequenta regularmente a pista e está otimista com a reforma. “Sem dúvida, vai ficar a melhor pista do DF. Agora vai ficar tudo fácil, com pista boa e galera unida”, comenta.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300