O Cambuí, árvore nativa da Mata Atlântica colore, todos os anos, nesta mesma época, o Distrito Federal. Conhecido cientificamente como Psidium sartorianum, possui flores no tom amarelo-alaranjado e cobrem toda a copa da árvores de novembro ao início de fevereiro. Só no Plano Piloto existem mais de 100 mil árvores da espécie.
Segundo o chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) Alfred Luciano, o Cambuí é uma planta de floração muito expressiva, de copa muito bonita e sombra bem interessante. “Atualmente estamos plantando em áreas abertas para que elas tenham o crescimento mais livre, pois são de porte grande e podem atingir mais de 18 metros”, explica.
Alfred ressalta que a espécie do Cambuí é facilmente confundida com a Sibipiruna e o Pau Brasil. “Mesmo o Cambuí sendo maior, com galhos longos, madeira densa e copa arredondada, a diferença maior está na flor”, esclarece. Segundo ele, a árvore é ornamental, de crescimento rápido e com raízes grandes, por isso é mais indicado plantar em parques ou grandes áreas, longe de locais muito urbanizados.
A árvore é popularmente conhecida em outras regiões do país como Canafístula ou Faveiro e, além da floração atraente, a espécie também produz fruto, que não é comestível. A frutificação aparece nos meses de março e abril.
Árvore de floresta, o Cambuí está presente em todo o DF com incidência maior na EPIA, no Setor de Oficinas Norte, próximo a Vila Planalto, no Parque da Cidade, no Setor Militar Urbano, no Campus UnB e em todas as Super Quadras do Plano Piloto. O Chefe do DPJ, Alfred Luciano, pede que a comunidade ajude a manter os Cambuís belos e saudáveis, evitando danificar a árvore e em casos de podas e galhos secos, comunique é Novacap, por meio do telefone 162, para que a Companhia possa realizar a poda e/ou recolher o lixo verde.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300