Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/10/17 às 18h38 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Novacap apoia Projeto de Arborização Solidário no Paranoá

COMPARTILHAR

Novacap apoia Projeto de Arborização Solidário no Paranoá

O Projeto de Arborização Solidária, no Paranoá Parque, entrou em sua segunda etapa. No último domingo (dia 8/10), foi realizada a fase de escolha por parte dos moradores das mudas de árvores que serão plantadas nas quadras onde residem.

Nesta etapa, seis quadras da região devem receber o plantio de mais de 500 mudas de árvores doadas pela Novacap. O projeto é uma parceria entre a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil junto com alunos de agronomia da Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Católica de Brasília (UCB).

Para o professor da UnB Júnior Pastori, o objetivo do projeto é envolver os moradores no planejamento e implementação da arborização da região. Isso porque é um bairro novo, que não tem árvores. “Eles já estão plantando em lugares inapropriados as mudas que ganham – como Ficcus, Árvore de Natal ou Palmeira grande. Estamos trazendo um projeto que irá plantar espécies adequadas para o espaço, como árvore do Cerrado de médio porte, que população gosta e abraça, como Ipê Amarelo, Jacarandá Mimoso do Cerrado, Cagaita”, ressalta. O plantio deve ocorrer no dia 12 de novembro.

Bruno Ricardo, síndico da Quadra 1, foi contemplado com o projeto de arborização. Ele acredita que a iniciativa é importante para todo o Paranoá Parque. “Pois traz diversos benefícios como o controle da temperatura, a purificação do ar, a valorização do imóvel e também a questão do social, onde o morador cuida se sentindo parte do projeto”, pontua. “Os moradores da minha quadra estão optando pelo Ipê Amarelo”, completa.

O chefe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap, Alfred Luciano, destaca que quando a comunidade participa, o processo de arborização se torna mais eficaz com o cuidado com a planta e os alunos acabam realizando vários experimentos acadêmicos que podem auxiliar no futuro. “A proposta do projeto é levar arborização com o apoio da comunidade. Isso agrega à arborização, o paisagismo, a educação e o cuidado com as árvores. Nosso trabalho é arborizar, independente de quem planta”, destaca. “Das mudas da primeira etapa nenhuma se perdeu e isso é um sucesso para gente. A árvore se torna um patrimônio para a população”, finaliza Alfred.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300