Governo do Distrito Federal
12/03/15 às 14h15 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Novacap tem capacidade para produzir 650 mil árvores por ano

COMPARTILHAR

Produção de árvores para arborização do DF se concentra no Viveiro II da Companhia

(Brasília 12/03/2015) – A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) produz cerca de 180 espécies de árvores nativas do Cerrado e de outras regiões do Brasil no Viveiro II da empresa. O espaço de 78 hectares (localizado ao lado do Parque Nacional) tem a capacidade de produção de 650 mil mudas de árvores por ano. A produção é destinada a recuperação ambiental de áreas degradadas e na arborização urbana.

O trabalho de cultivo das mudas inicia com a expedição para recolhimento das sementes em diversas regiões do Distrito Federal e no raio de até 500 quilômetros (km) de distância da capital federal. “O que a população vê hoje plantado na área urbana do DF passou pelo cultivo e cuidados do pessoal da Novacap”, destaca Saulo Ulhoa, chefe da produção de árvores.

Espécies como os Ipês, que florescem em várias épocas do ano, são cultivados no Viveiro II da Novacap. “O processo da germinação da semente até o plantio num local adequado de Brasília varia de acordo com cada espécie, mas geralmente em no máximo um ano a árvore está pronta para ser utilizada na arborização do Distrito Federal”, pontua Ulhoa.

As espécies são cultivadas no Viveiro II até atingir o tamanho ideal para replantio na arborização urbana. Entre as espécies cultivadas estão as variedades do Ipê – branco, amarelo, roxo, rosa -, o Jatobá e o Ingá Mirim, “uma espécie nativa e frutífera, que dá uma sombra grande. Muito boa para ser usada em estacionamentos”, explica Ulhoa.

A Novacap estima que existam cerca de 5 milhões de árvores em todo o DF. Cerca de 80% da produção são nativas do Cerrado. “As outras espécies vieram de outras regiões do Brasil e se adaptaram muito bem ao nosso clima.”, conclui o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Rômulo Ervilha.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300