Congresso foi concebido para promover discussões aprofundadas sobre temas fundamentais, como inovação, sustentabilidade e os impactos da transformação digital na gestão pública
O Distrito Federal recebe nesta quinta e sexta-feira, 29 e 30, o III Congresso Nacional de Gestão Pública. Com o tema Regulação, tributação e desenvolvimento na administração pública contemporânea, o evento reúne gestores e especialistas em torno de importantes debates. A Novacap esteve no evento com diversos profissionais diretamente ligados aos assuntos.
“É um momento importante para conhecer, apresentar e debater casos exitosos e, além disso, buscar inovações que possam ser implantadas na nossa empresa”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite. O gestor, inclusive, palestra no segundo dia de evento durante o Painel III – Controle, eficiência e inovação na Gestão Pública, a partir das 9 horas.
III Congresso Nacional de Gestão Pública
A atual administração pública enfrenta um panorama desafiador, marcado por complexidades crescentes, entre as quais a gestão eficiente de recursos escassos e a necessidade de prestar serviços públicos de qualidade. Os recursos estatais, sempre marcados pela nota da escassez, devem ser geridos com eficiência e responsabilidade pelos atores públicos, reduzindo os efeitos do grave quadro de crise social na distribuição de renda e no acesso ao emprego, à saúde e à educação. Nesse contexto, o III Congresso Nacional de Gestão Pública objetiva reunir importantes atores da arena política nacional, além de gestores públicos e autoridades judiciais e acadêmicas, com o propósito de fomentar a discussão dos grandes temas que integram a agenda pública brasileira.
O evento, agora na sua terceira edição, permitirá a apresentação de técnicas de gestão e estratégias para modernizar a gestão pública e garantir a eficiência e a sustentabilidade das ações governamentais. Serão levadas à discussão soluções inovadoras para desafios relevantes, a exemplo da gestão da despesa de pessoal, da otimização da receita pública e da utilização de tecnologias como a inteligência artificial no âmbito da Administração Pública.
Além de explorar temas sensíveis, como as políticas de enfrentamento ao aumento de gasto público e a gestão eficiente da receita pública — sobretudo mais em tempos de reforma tributária —, foram também inseridos temas regulatórios relacionados à competitividade da economia brasileira e suas conexões com o papel dos gestores públicos na governança de dados, além das oportunidades geradas pela utilização da inteligência artificial na Administração Pública. Questões como otimização da receita pública, gestão das despesas com pessoal e a busca por soluções inovadoras para garantir a viabilidade financeira a longo prazo foram também inseridas na programação, como forma de assegurar a sustentabilidade fiscal e a eficiência na gestão de recursos públicos.
É fundamental que os gestores públicos estejam comprometidos com a inovação e a eficiência administrativa, que são condições essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e garantir a sustentabilidade fiscal dos Estados e Municípios. A partir das exposições e dos debates que serão desenvolvidos, pretende-se colher novas propostas de soluções disruptivas, além do compartilhamento das melhores práticas no campo da Administração Pública.
Promover a troca de conhecimentos, experiências e estratégias vanguardistas voltadas ao aprimoramento da administração pública em suas diversas dimensões. O Congresso busca capacitar líderes, gestores, estudantes e empresários, com foco na eficiência da gestão de recursos humanos e financeiros, abordando práticas inovadoras e desafios específicos enfrentados por diferentes setores. Por meio de palestras, debates e networking, o evento visa contribuir para a sustentabilidade fiscal, a otimização da gestão pública e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à sociedade, fortalecendo o desenvolvimento institucional e econômico em todas as esferas governamentais.
Fotos: Divulgação Novacap
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300