A Empresa, que se destaca por ser a que mais investe em ressocialização no governo, atua em parceria com a FUNAP e tem 340 egressos contratados.
Por um mundo onde todos tenham oportunidade e direito de recomeçar!
Com esse discurso, foi inaugurada hoje, na Sede da Novacap, a sala do Instituto Recomeçar. Fundado em 2015 na cidade de POA – São Paulo, a Organização Social, que também atua em Recife, deu início às suas atividades no Distrito Federal em abril deste ano.
O Recomeçar atua com o objetivo de reintegrar à sociedade, egressos do sistema prisional que cumpriram suas penas e buscam apoio para retomarem o convívio em sociedade, mas não tem oportunidades para reencontrar esse caminho.
A Novacap é o órgão do governo que possui o maior número de egressos contratados. Cerca de 340 profissionais atuam em funções administrativas, serviços gerais – como limpeza –, construção civil – em obras feitas pelas cidades – e no viveiro de cultivo de mudas, onde atualmente atuam 60 mulheres.
“Hoje temos 60 egressas trabalhando no Viveiro e, em breve, atenderemos 200. E é com imensa alegria que abrimos este espaço na Novacap para receber o Instituto Recomeçar. Esta é uma causa que vai ao encontro a tudo que o governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha pregam sobre a ressocialização. Me sinto honrado em ver o GDF, por meio da Novacap, abrindo portas para uma causa social tão importante que tem como principal objetivo ajudar o próximo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.
Representando a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, a subchefe de políticas sociais e primeira infância, Anucha Soares, destacou a importância do trabalho realizado pelo Instituto: “O Recomeçar já tem um trabalho consolidado, algo que nos traz maior segurança para recebê-lo no GDF e iniciarmos este trabalho pelo qual a primeira – dama tem muito carinho e respeito. Parabéns, Novacap, pela iniciativa e também a todos vocês, egressos, que estão aqui presentes, por abraçarem a oportunidade e acreditarem que podem recomeçar”.
“A Novacap é nosso maior contrato da FUNAP. Quero parabenizá-la por abrir esta porta e apoiar o trabalho de ressocialização. Atualmente não temos nenhuma menina na fila de espera por uma oportunidade de emprego. Agradeço as equipes da Novacap, da FUNAP, da primeira – dama, da DEPEN por essa parceria e apoio”, destacou a diretora da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso – FUNAP, Dra. Deuselita Martins.
Foto: Kiko Paz/Ascom
Através do tripé: acolhimento, qualificação e oportunidade, o Instituto Recomeçar transforma pessoas desacreditadas em colaboradores capacitados e engajados dentro do mercado de trabalho.
Presente no evento, o coordenador de política social de atenção ao egresso do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, Cezar Augusto Delmontes, elogiou a participação da Novacap frente à parceria e apoio ao Sistema Penitenciário: “A parceria entre sociedade civil e Estado é um grande passo que gera muitos frutos para o Distrito Federal. Parabenizo o Instituto Recomeçar e a Novacap por esta iniciativa. Que ela seja frequente e que este projeto se expanda para alcançar o maior número possível de pessoas”.
“Este é um passo muito importante para o DF. Que a sociedade possa contribuir, cada vez mais, com o sistema prisional, porque essa é uma missão que vale a pena. Desejo que todos possam, através de mais encontros como esse, terem a oportunidade de recomeçar”, pontuou o diretor de políticas penitenciárias do DEPEN, Sandro Abel.
“ Muitas pessoas serão transformadas com essa iniciativa do governo. Começa hoje, um novo legado para o Instituto Recomeçar”, comemorou Flávio Almeida, CEO da Organização “Coletivo Mutirõ”, parceira do Recomeçar.
Pastor Gilvan, representante da deputada federal Celina Leão, parabenizou a Novacap pela iniciativa e destacou a importância do trabalho de ressocialização na transformação das pessoas.
Informações:
O instituto está instalado na Sede da Novacap e funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, com turmas de 10 alunos. Os cursos oferecidos serão dados em parceria com o SENAI e o atendimento é exclusivo para os egressos que trabalham na Novacap.
“Hoje é um dia de muita felicidade para nós. Receber esse acolhimento do Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap, nos motiva a continuar acreditando que devemos lutar pelo resgate das pessoas. Nós qualificamos e empoderamos egressos para que eles possam estruturar um novo caminho social, emocional e profissional, chegando ao sucesso a partir de suas escolhas. Nosso sentimento hoje é de muita gratidão”, concluiu Thaíse Miguel, coordenadora regional do Instituto Recomeçar.
VEJA MAIS FOTOS:
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300