Companhia distribuiu cerca de 500 mudas de plantas aos participantes com o objetivo de corroborar com uma das vertentes do programa, que é a preservação
O cidadão que participou da inauguração do Drenar DF, além de presenciar o início do funcionamento do maior programa de drenagem pluvial do Distrito Federal, saiu de lá ainda mais ambientalmente consciente. Isso, porque a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) distribuiu cerca de 500 mudas para quem passou pelo stand montado nas proximidades da lagoa de detenção.
“O Drenar DF tem esse objetivo de melhorar o escoamento das águas das chuvas que há décadas afeta os moradores da Asa Norte. Porém, o programa também ressalta a importância da preservação ambiental e dos recursos naturais. Por isso, a Novacap, sob a orientação do governador Ibaneis Rocha, tomou a atitude de promover essa ação”, ressaltou o presidente da companhia, Fernando Leite.
São exemplares de espécies nativas ou adaptadas ao Cerrado. Moro em apartamento, mas com espaço adequado para cultivar essa plantinha. Certamente vai trazer alegria à minha família”, disse a funcionária pública Federal, Maria de Fátima Correia, de 52 anos; moradora da Asa Norte e muito satisfeita tanto com a mudinha recebida quanto com os fins dos problemas de alagamentos na região.
Ponto turístico
O Distrito Federal acaba de ganhar um novo ponto de lazer e turismo. O Parque Internacional da Paz, localizado no Setor de Embaixadas Norte, foi entregue no sábado (29) pelo governador Ibaneis Rocha. Com investimento de R$ 2,2 milhões, o local de 70 mil m² conta com estacionamento, calçadas, praça homônima e abriga a bacia de detenção do Drenar DF, o maior programa de captação e escoamento do Governo do Distrito Federal (GDF).
Pisos em pedras portuguesas, bancos em concreto, paisagismo com mudas de árvores, 1,1 km de ciclovia e 1,6 mil m² de calçadas tornam o Parque Internacional da Paz um lugar para contemplar e desfrutar do mais novo cartão-postal de Brasília.
No coração do parque, a bacia de detenção torna o espaço ainda mais acolhedor. O reservatório de 37 mil m² de extensão – equivalente a quatro campos de futebol tradicionais – e com capacidade para reter até 96 mil m³ de água – volume suficiente para abastecer 40 piscinas olímpicas – também tem um importante papel para o meio ambiente.
As 249 plantas já distribuídas pela área livre do Parque Internacional da Paz compõem o paisagismo do local, que foi pensado para oferecer sombra e frutos aos visitantes. Foram selecionadas magnólias-do-brejo, aroeiras-vermelhas e copaíbas. As frutíferas são aceroleira, pitangueira, amoreira, jabuticabeira e goiabeira.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300