Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/01/22 às 14h07 - Atualizado em 5/01/22 às 14h07

Novacap encerra 2021 com mais de mil obras entregues

COMPARTILHAR

Foto: Kiko Paz

 

Atuante na zeladoria e conservação do Distrito Federal, a Novacap, criada para construir a nova capital do País, desde a fundação de Brasília assumiu o papel de cuidar da cidade. Em 2021, a Companhia completou 65 anos de serviços prestados aos cidadãos brasilienses e os presenteia com mais de mil obras, reformas, revitalizações e intervenções de infraestrutura, conservação e paisagismo em todo o DF. E, deu segmento a mais de 300 licitações, para não deixar nenhum serviço parar.

 

 

Fotos: Kiko Paz

 

 

Idealizada por JK, para ser mais que um polo político, Brasília cresceu, floresceu e agregou em si, as regiões que foram à casa dos candangos, pioneiros, responsáveis por sua construção. Desta forma, a Novacap assumiu a tarefa de zelar por todo o DF. Além da construção monumental da capital, o dinamismo e o crescimento exponencial das regiões administrativas – pede constantemente um olhar atento – para as necessidades da população. Nesta gestão, o governador Ibaneis Rocha impulsionou, por meio da Companhia, a resolução definitiva de várias demandas e reivindicações antigas de várias cidades.

 

Foram realizadas 1002 obras em todo o Distrito Federal. Em 2020, o acometimento epidemiológico global da COVID-19 trouxe um cenário desafiador, em que foi preciso não só manter e aprimorar as condições de trabalho e infraestrutura para os trabalhadores, mas também cuidar para que vidas fossem preservadas. Além de medidas assertivas, para conter o avanço da doença. Pensando nisso, o governador Ibaneis Rocha agiu, rapidamente, e por meio da Novacap construiu em tempo recorde, 20 dias, 3 Hospitais de Campanha (Gama, Ceilândia e Autódromo), para o controle e tratamento do coronavírus. Além de realizar serviços de manutenção em 10 hospitais regionais.

 

Atuantes no atendimento primário à população, as Unidades Básicas de Saúde são importantes equipamentos públicos. Só no ano de 2021, foram entregues 7 unidades. Ainda estão sendo construídas mais 17, que vão realizar atendimentos em todo o Distrito Federal.

 

A Novacap também deu o pontapé inicial, para a construção do Hospital Oncológico Doutor Jofran Frejat.  A ação do Executivo garantiu que os recursos para a construção, que estavam praticamente perdidos, retornassem para o DF em convênio com a Caixa Econômica Federal (CEF) e o governo federal. O hospital terá 172 leitos disponíveis, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 152 de internação.

 

Entendo a gravidade e controlando a situação, o DF não parou. Cada tempo em que a população esteve cuidando da saúde, a Novacap passou recuperando 200 Pontos de Encontro Comunitário (PEC), revitalizando 100 parquinhos infantis, 100 quadras poliesportivas e reformou 5 feiras permanentes, para quando o convívio social foi pleno, os moradores possam usufruir de boas instalações de esporte, lazer e entretenimento. Além de oferecer aos pequenos empresários, melhores condições de trabalho e alojamento, para manterem a economia da região, por meio do comércio. E, não parou por aí, abandonado há 14 anos, o Museu de Arte de Brasília – construído pela Novacap em 1960 – foi totalmente revitalizado e entregue, como um dos presentes de  aniversário da cidade, para os brasilienses. O espaço cultural, localizado às margens do Lago Paranoá, exibirá acervo de pelo menos 1,3 mil peças de grandes artistas brasileiros.

 

Ainda sob o impacto da COVID-19, os estudantes foram privados de frequentarem fisicamente as unidades escolares, como medida de contenção da doença. Foi instituído então, o ensino remoto. Enquanto os estudantes estavam online, os trabalhadores da Novacap estavam em campo construindo e reformando escolas por todo DF.

 

 

Fotos: Kiko Paz

 

 

A Novacap entregou para os moradores de Santa Maria a reforma da Escola Porto Rico, que ficou 11 anos abandonada, e que agora passa a contar com 12 salas de aulas e 522 vagas para novos alunos, no ensino diurno e noturno, para quando as aulas retornarem ao regime presencial. Além de estar reformando mais 3 escolas e 15 creches em áreas urbanas e 3 creches em área rural, no DF.

 

Construtora de monumentos, a Novacap também atuou na recuperação e revitalização de grandes obras do DF. Além de atuar no reforço estrutural da Ponte JK e da Ponte Costa e Silva. As obras vão garantir mais segurança para os motoristas que passam diariamente por esses importantes cartões postais da capital. A companhia também recuperou os viadutos sobre a Galeria dos Estados e revitalizou a EPIG e a Avenida Pioneira do Gama. Além disso, a Novacap está trabalhando na reforma de um símbolo da nossa cidade, as tesourinhas. Elas receberam obras de restauração e conservação. Essas vias, mais do que um marco no planejamento urbano, são imprescindíveis para a fluidez do trânsito.

 

A Novacap trabalha o ano inteiro realizando intervenções, para garantir a qualidade de vida e a segurança no tráfego dos brasilienses. Foram pavimentados mais de 293 mil m², recapeados 583 mil m² de vias e produzidas mais de 110 mil toneladas de asfalto,  só este ano. Isso equivale a 15 mil caminhões de asfalto.

 

Os pedestres também puderam notar grandes mudanças nas calçadas e ciclovias do DF. Já foram construídos 270 km de novas calçadas e 10 km de ciclovias.

 

 

Fotos: Kiko Paz

 

 

Brasília é uma das maiores florestas urbanas do Brasil, com mais de 5 milhões de árvores plantadas e todas elas foram cultivadas pela Novacap. A Companhia possui mais de 600 espécies diferentes de mudas nativas do cerrado, entre elas a marca registrada de Brasília, o Ipê.

 

Além de embelezar a cidade, os canteiros de flores, as árvores, os gramados também são importantes para garantir não só a beleza visual, mas a segurança de quem utiliza a área para o lazer.

 

Atualmente, a Novacap conserva uma área de aproximadamente de 160 milhões de m² de gramado. Essas áreas são roçadas, em média, 7 vezes ao ano – variando de acordo com o ciclo de corte e a frequência estabelecida em projeto básico – para manter nossos gramados limpos, bonitos e seguros. Até o momento, considerando a repetição dos ciclos, a Novacap já podou e roçou uma área equivalente a quase 1 bilhão de m².

 

 

Fotos: Kiko Paz

 

 

A Novacap dispõe, atualmente, de 46 tratores e 318 equipamentos do tipo roçadeiras laterais, para acabamento e equipamentos complementares para realizar esse serviço.  Este número varia ao longo do ano, em conformidade com o ciclo e frequência de corte.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300