Governo do Distrito Federal
6/10/15 às 12h30 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

NOVACAP e DER realizarão avaliação estrutural nas Pontes do DF

COMPARTILHAR

Os estudos fazem parte do Programa INOVA de Inovação em Gestão na Conservação de Obras Públicas do Distrito Federal

(Brasília 5/10/2015) – Por meio da Diretoria de Obras Especiais da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Superintendência Técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estão sendo planejados estudos com uso de veículo de prova, carregado com 45 toneladas, e monitoração da estrutura sob tráfego aleatório.

O próximo teste será na ponte sobre o córrego Taguatinga, na DF-459, localizada entre Ceilândia Sul e Samambaia, na próxima segunda-feira (5) e terça-feira (6). As atividades começam às 8h do dia 5 de outubro e vão até às 12h do dia 6.

Tais atividades acontecem a partir de convênio celebrado entre NOVACAP e Fundação de Apoio à Pesquisa – FAPDF, no valor de R$ 5 milhões, cuja finalidade é a implantação do programa INOVA.

Sobre o programa

O Programa INOVA tem como objetivos principais a realização de diagnósticos de estruturas com maior qualidade e confiabilidade, a modernização e padronização de procedimentos técnicos de engenharia de estruturas e a capacitação e treinamento de profissionais com uso de novas técnicas e tecnologias na avaliação e monitoração de estruturas.

Os estudos serão realizados com o uso de equipamentos de origem alemã, de última geração, adquiridos recentemente a partir do convênio com a FAPDF. São eles: sistemas de aquisição de dados de alta resolução (1Hz a 9.600Hz) com GPS, acelerômetros capacitivos ultrassensíveis de ±2.000mg, extensômetros elétricos de 120? de alta precisão,inclinômetros de fluido de ±45° e termômetros de resposta rápida de -40°C a 80°C.

Para utilização desses equipamentos, os profissionais da NOVACAP e do DER vêm participando de treinamentos e capacitações desde o início deste ano, que possibilitaram a presente aplicação dos conhecimentos nesta oportunidade. É a primeira vez que esse tipo de ensaio é realizado, diretamente, pela NOVACAP e pelo DER. Testes dessa natureza já foram realizados em outras obras do DF por empresas privadas.

A partir dos resultados dos estudos e dos modelos numéricos desenvolvidos, será possível a validação dos modelos de comportamento estrutural, a detecção precoce de eventuais deficiências de comportamento, a avaliação da resposta da estrutura sob os carregamentos aplicados e dos níveis de segurança e funcionalidade da obra, e com isso a Certificação da estrutura quanto à estabilidade e durabilidade durante sua vida útil, visando sempre a segurança dos usuários.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300