Governo do Distrito Federal
25/09/17 às 19h41 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Novacap comemora 61 anos de história em festa

COMPARTILHAR

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) comemorou na última sexta feira (22/09) 61 anos de história. A programação em comemoração a data teve início às 10h, na praça de convivência, com a presença dos funcionários da empresa, além do presidente da Novacap, Júlio Menegotto e o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que destacou o grande papel desenvolvido pela Companhia na construção e manutenção de Brasília. “A Novacap é a responsável por todos os avanços na estrutura e urbanização da nossa capital. Ela é responsável pela transformação na vida de muitos cidadãos que viveram e cresceram no Distrito Federal”, afirmou Rollemberg.

Aniversario-Novacap 039


Além do governador, a empresa recebeu os deputados distritais Rafael Pudente, Lira, Luzia de Paula e o Bispo Renato. Todos parabenizaram a Companhia pelo empenho e importância que tem para a capital federal. O Secretário de Obras Antonio Coimbra também esteve presente no aniversário. Ele elogiou a diretoria atual da Companhia, pois para ele, o serviço elaborado por este grupo tem renovado e feito novas ações para a cidade. “Este corpo de funcionários da Novacap dedicados sem nenhuma restrição é o que faz manter este sucesso”, afirma Coimbra.

aniversario-novacap-02Criada em 19 de setembro 1956, a Novacap foi a empresa criada para construir Brasília e até hoje continua a desenvolver as atividades de cuidar da infraestrutura, da urbanização e da arborização da capital. A Novacap realiza a manutenção de vias (recapeamento, pavimentação, limpeza de bocas de lobo), a construção de obras estruturantes para a capital e planta, poda e mantém árvores e canteiros da capital.

A empresa teve grandes nomes no seu quadro de funcionários: Israel Pinheiro, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão, Burle Marx e Francisco Ozanan Correia, engenheiro agrônomo que dos seus 40 anos de Companhia, esteve 30 à frente do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap. Ozanan, falecido em maio do ano passado, é muito querido e respeitado pelos funcionários e sempre lembrado por todos.

“Tive a oportunidade de trabalhar no DPJ como servente no período em que Ozanan ainda estava conosco e posso garantir que toda homenagem e reconhecimento são mais que merecidos”, afirma o assistente administrativo Toninho Euzebio Pereira. Segundo ele, Ozanan dava tudo pelos jardins e flores de Brasília. “Recordo-me que muitas vezes, até mesmo no horário de almoço, ele estava lá fiscalizando todo o plantio e cuidado das flores”, relembra Toninho.

Aniversario-Novacap 079Conhecido como “o jardineiro de Brasília”, Ozanan foi lembrado durante a solenidade de aniversário da Novacap e condecorado com uma placa in memoriam entregue à dona Maria Socorro Correia (foto ao lado), viúva de Ozanan.

As homenagens não pararam por aí, 90 servidores da Novacap, com 25 anos e 35 anos de empresa, receberam troféus (35 anos) e certificados (25 anos), em reconhecimento aos serviços prestados à Novacap.

“Foi maravilhoso e muito gratificante receber esse reconhecimento da empresa”, destacou Sebastião Brey, técnico em contabilidade da Diretoria Financeira e homenageado pelos 35 anos de empresa.

O trabalho social desenvolvido pela Novacap nos último ano também foi motivo de reconhecimento da empresa. Os funcionários que participaram da campanha Plantando Sorrisos em 2015 – com a arrecadação de brinquedos – e em 2016 – arrecadação de agasalhos -, foram homenageados. As funcionárias Maria do Socorro Ferreira da Silva, Ouvidoria, e Elizeth da Silva, Viveiro I, receberam os certificados em nome de todos os participantes da Campanha.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300