Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/07/25 às 16h47 - Atualizado em 16/07/25 às 16h47

Novacap acompanha fabricação de estruturas para novos hospitais do DF

COMPARTILHAR

Tecnologia inovadora da BubbleDeck traz mais eficiência, economia e sustentabilidade às obras públicas de saúde no Distrito Federal

 

 

Em visita técnica à fábrica da BubbleDeck, em Santa Maria (DF), representantes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) acompanharam de perto o processo de fabricação das lajes modulares que serão utilizadas na construção de novos hospitais públicos no Distrito Federal. A inspeção reforça o compromisso da Companhia com a qualidade, a inovação e a agilidade na entrega de equipamentos essenciais à população.

 

A comitiva foi recebida pelo diretor, Bruno Lima Goretti, e pela engenheira responsável técnica da empresa fornecedora, Renata Dal Pont. Durante a apresentação, foram detalhados os benefícios do sistema construtivo, que utiliza esferas de plástico reciclado para reduzir o consumo de concreto sem comprometer o desempenho estrutural, gerando economia, menor impacto ambiental e maior velocidade na montagem.

 

“Estamos muito felizes em firmar essa parceria justamente no momento em que a BubbleDeck celebra cinco anos de sua fábrica em Brasília”, afirmou Bruno Goretti. “Brasília sempre foi símbolo de inovação na construção civil, e contar com uma tecnologia tão avançada e sustentável, produzida aqui mesmo no DF, nos dá segurança para cumprir os prazos e elevar o padrão das obras públicas.”

 

 

A tecnologia aplicada nas lajes permite redução significativa de insumos como aço, concreto e madeira (formas). Além disso, promove a industrialização do processo construtivo, diminuindo a necessidade de mão de obra e garantindo maior controle de qualidade em todas as etapas.

 

Durante a visita, a engenheira Renata Dal Pont apresentou o sistema de modelagem utilizado nos projetos dos hospitais, destacando a personalização de cada painel produzido, conforme as especificidades estruturais das edificações.

 

“Cada peça que sai da nossa fábrica é pensada para atender exatamente ao projeto da obra. É uma solução inteligente, que alia desempenho técnico, racionalização de materiais e sustentabilidade ambiental. Estamos orgulhosos de participar dessa missão com a Novacap”, afirmou Renata.

 

 

A parceria entre a Novacap e a BubbleDeck contempla a construção de duas importantes unidades de saúde:

• Hospital Regional do Recanto das Emas (HRE):

Investimento de R$ 133,7 milhões, com 100 leitos (sendo 60 de clínica médica, 30 de clínica pediátrica e 10 de UTI pediátrica). A estrutura contará ainda com seis consultórios, centro cirúrgico com duas salas, áreas de diagnóstico por imagem (raio-X, tomografia e ultrassonografia) e áreas técnicas como farmácia, nutrição e laboratório.

 

• Hospital Clínico Ortopédico do Guará (HCO) e Hospital de São Sebastião:

Ambos estão com projetos concluídos e estão previstos para utilizar o sistema construtivo da BubbleDeck, promovendo eficiência e sustentabilidade na ampliação da rede pública de saúde do DF.

 

Além de reduzir os prazos de execução, a parceria representa um avanço na modernização da construção pública no DF. A Novacap aposta em soluções como essa para enfrentar desafios do setor, como a escassez de mão de obra especializada e a baixa produtividade nos canteiros convencionais.

 

A engenheira Maruska Lima, coordenadora dos projetos dos hospitais pela Novacap, ressaltou os ganhos obtidos com o contrato: “A adoção da tecnologia BubbleDeck nos permite conciliar economia de recursos, velocidade de execução e excelência técnica. É uma solução sustentável que garante mais eficiência e contribui diretamente para a qualidade da infraestrutura de saúde que a população merece”, concluiu.

 

Texto e fotos: Carlos Vilaça (sob a supervisão de Ádamo Dan)

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300