Governo do Distrito Federal
13/07/16 às 17h15 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Os ipês na história de 60 anos da Novacap

COMPARTILHAR

ipes novacap 60anos

As flores símbolo nacional do Brasil encantam quem anda pelas ruas de Brasília e o jardineiro mais antigo da companhia, responsável pelo plantio e conservação das árvores por toda a capital.

Este ano, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) completa 60 anos de atividade. Dentre suas atribuições, o cuidado com os parques e jardins da capital é um dos mais elogiados pela população, principalmente na época da seca quando os famosos ipês transformam a paisagem.

Segundo dados do Departamento de Parques e Jardins da Novacap (DPJ), no Distrito Federal existem, aproximadamente, 600 mil ipês e, desse total, 200 mil estão no Plano Piloto. Desde junho, moradores e turistas já divulgam fotos dos belíssimos ipês-roxos, que são os primeiros a aparecer por aqui. A coloração gera polêmica entre a população que muitas vezes fica na dúvida se as flores são rosa ou realmente roxa.

O Chefe do DPJ, Rômulo Ervilha, concorda com a confusão, mas explica que a ela se dá por dois motivos, primeiro porque os nomes dos ipês têm relação com a espécie e não necessariamente com a real cor das plantas. “Há um tempo falamos sobre o ‘ipê-preto’ e muita gente achou que as flores eram pretas quando, na verdade, se refere ao caule das árvores”, explica. Outro fator importante a ser levado em conta é a variação dos tons em uma mesma espécie. “Existem ipês-rosa que são quase brancos assim como roxos que parecem rosa”, esclarece Ervilha.

Depois do roxo, o próximo a florescer é o amarelo que, desde 1978 com a publicação da lei nº 6.507, é a Flor Símbolo Nacional do Brasil. Já as espécies rosa e branco só aparecem em meados de agosto. Aos apreciadores da planta a dica é ficar atento para não perder o espetáculo das cores já que as florações duram, em média, quinze dias. As árvores das flores brancas têm o período de floração ainda mais curto durando de uma semana a dez dias.

Todas as mudas de ipês plantados pela Novacap são provenientes dos viveiros da Companhia e, para quem tiver interesse em ter seu próprio Ipê, existe a possibilidade de compra das mudas excedentes.

As árvores se concentram por regiões em todo o Distrito Federal. Nesta época, em que o roxos se destacam, as árvores podem facilmente ser vistas em algumas quadras do Plano Piloto, por exemplo. Já os amarelos, quando florescerem, embelezam a Esplanada dos Ministérios.

Em seguida, os rosas e os brancos finalizam o ciclo dos ipês enchendo de cor a Capital Federal, principalmente ao longo de todo eixo monumental (conforme o mapa de cores do Ipê). Assim, os apaixonados pelas árvores poderão se programar para visitar cada um dos locais durante a floração de cada espécie.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300