Governo do Distrito Federal
22/11/22 às 16h26 - Atualizado em 22/11/22 às 16h27

Força-tarefa atende moradores afetados pelas chuvas no Sol Nascente

COMPARTILHAR

Uma equipe do governo estará presente em cada uma das áreas de risco, prestando assistência social e de infraestrutura

 

O secretário de Governo, José Humberto Pires, esteve na manhã desta terça-feira (22) no Sol Nascente para uma vistoria no local. A visita, que contou com a participação de vários representantes do GDF, foi motivada pelas fortes chuvas que vêm caindo na região desde sábado, criando pontos de risco na cidade.

 

Secretário de Governo, José Humberto Pires, visita áreas afetadas pelas fortes chuvas | Fotos: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

 

Uma força-tarefa foi montada na região administrativa para minimizar os impactos causados pelas intempéries, que têm mudado a rotina dos moradores da RA nos últimos dias. Ao todo, 17 órgãos do governo – como Defesa Civil, DF Legal, Corpo de Bombeiros, secretarias de Desenvolvimento Social e de Obras e Infraestrutura, SLU e Novacap – fazem parte de um grupo de trabalho para auxiliar as famílias impactadas com o transbordo de uma bacia de contenção no último sábado (19), além de enxurradas que arrastaram pedras, terras e lama pelas ruas de alguns bairros.

 

De acordo com José Humberto, já foram localizadas no Sol Nascente pelo menos sete áreas de vulnerabilidade, e cada uma delas contará com a assistência de um coordenador e equipe nas áreas social e de infraestrutura. “A partir da publicação do decreto do governador, criamos uma força-tarefa, distribuímos as equipes em vários pontos da cidade e vamos começar a atuar de forma estrutural”, explicou o secretário.

 

Equipes do GDF estão em vários pontos da região atuando nas áreas social e de infraestrutura 

 

“Temos locais com risco iminente, e cada coordenador vai ficar perto acompanhando o que está acontecendo. São ações preventivas no sentido de superar esse momento em que estamos vivendo”, disse José Humberto.

 

O governador Ibañeis Rocha destaca o trabalho das equipes no local: “Estamos levando para o Sol Nascente equipamentos, reunindo várias áreas do governo para dar uma atenção direta e contínua a toda essa população que está sofrendo com a chuva”, afirma.

 

Segundo o administrador do Sol Nascente, Antônio José da Silva, a força-tarefa estará no local para atender a comunidade enquanto a chuva perdurar. “As equipes estão atentas para ajudar a população neste período crítico”, salienta.

 

Máquinas como patrolas e retroescavadeiras já entraram em ação em vários locais da cidade. Nas ruas das chácaras 73 e 74 do Setor Sol Nascente 3, a movimentação era intensa desde as primeiras horas do dia. Há mais de 20 anos morando no setor, o líder comunitário David Alves de Sousa elogiou a rapidez e assistência do governo no local.

 

“No final de semana, as chuvas foram muito fortes, danificando, derrubando casas; e a ação do governo é ótima, porque tranquiliza a população e permite à comunidade transitar em alguns locais antes intransitáveis”, elogia. “Muito importante o Estado estar presente para dar um conforto para a comunidade aqui no setor.”

 

Fonte: Agência Brasília

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300