Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/01/22 às 9h24 - Atualizado em 10/01/22 às 9h24

Flores ornamentais, letreiro e luz nos acessos de Arniqueira

COMPARTILHAR

As três entradas da cidade vão receber o projeto de paisagismo completo

 

 

Arniqueira vai receber projetos paisagísticos em suas três entradas. Os canteiros terão plantas ornamentais e um letreiro com o nome da cidade. Os projetos arquitetônicos são da administração regional, e a obra será executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

 

A obra já começou no balão da entrada principal, que dá acesso ao Setor Habitacional Arniqueira. O letreiro, medindo 1,30 m x 96 cm,  indica o nome da cidade e está sendo colocado no canteiro central. O espaço é faixa de domínio do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), que autorizou a obra.

 

O letreiro foi construído em concreto armado e ferragem, na carpintaria da Novacap. Depois que estiver instalado, será pintado de branco. A cor escolhida tem um motivo nobre. “Vamos sempre iluminar o letreiro com as cores que identificam as campanhas e ações de reforço aos cuidados com a saúde que a população deve ter, como [as campanhas] Outubro Rosa ou Novembro Azul”, explicou a administradora de Arniqueira, Telma Rufino.

 

A administradora ressaltou o alcance da ação: “Arniqueira já está no mapa do Distrito Federal, e o governador Ibaneis Rocha vem dando todo o apoio para realizarmos um conjunto para melhorar a cidade e dar mais qualidade de vida para a comunidade. É importante que a cidade tenha identidade visual própria”.

 

 

Plantas ornamentais

 

A instalação do letreiro na entrada principal da cidade já está em conclusão. Agora, as equipes do Departamento de Parques e Jardins da Novacap entram em cena para trabalhar no o paisagismo.

 

Serão colocadas no espaço plantas ornamentais cultivadas no próprio viveiro da empresa. Por causa do seu característico colorido, que enche os olhos da população do DF, as flores escolhidas foram cravo-marigold, gailardia, caliópsis e crista-de-galo.

 

“Vamos manter as palmeiras que já estão aqui, mas teremos as plantas arbustivas, que são mais baixas, para não atrapalhar a visão dos condutores de veículos. Essas plantas são também fáceis de cuidar, e a manutenção é de baixo custo”, explicou o gerente de Elaboração e Aprovação de Projetos da Administração de Arniqueira, Matheus Machado.

 

A Novacap prevê que o paisagismo da entrada principal será entregue até 15 de fevereiro. Para os demais acessos, a empresa aguarda, primeiramente, a fixação das placas de identificação de cada local.

 

Arniqueira tem mais de duas décadas de existência, mas somente há dois anos se tornou uma região administrativa (RA). Por isso, os gestores do Governo do Distrito Federal (GDF) se esforçam para promover os avanços que vão beneficiar a população local, estimada em 46 mil habitantes.

 

Desenvolvimento da cidade

 

Moradora de Arniqueira desde 2020, a empresária Sinara Viegas Costa Moreira, 38 anos, tem um mercado no Conjunto 4. A comerciante elogiou o esforço da administração para que a cidade receba paisagismo em todas as entradas.

 

“Tudo o que é feito em prol do desenvolvimento da cidade é importante. Muitas pessoas têm dificuldades para reconhecer os acessos de Arniqueira, então sou super a favor dessa sinalização, que vai ajudar a identificar as entradas e também embelezar a nossa cidade”, analisou Sinara.

 

A professora aposentada Suzana Espíndola, 57 anos, mora em Arniqueira há duas décadas e não tem dúvidas: as entradas da cidade são pontos de referência e devem estar bem sinalizadas. Se estiverem arborizadas, melhor ainda. “Quem é que não gosta de apreciar a natureza, passar por lugares com flores, respirar o ar puro e acordar com o colorido dos jardins?”, pergunta. “Tudo isso interfere na nossa qualidade de vida”.

 

 

Flores ornamentais, letreiro e luz nos acessos de Arniqueira

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300