O Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) homenageia o primeiro presidente da Novacap com exposição em comemoração aos 60 anos da Companhia
Para celebrar os 60 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), completados no mês de setembro, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) homenageia o primeiro presidente da empresa com a exposição itinerante, “Israel Pinheiro – O Homem Que Dirigiu a Construção de Brasília”. A mostra está exposta no hall de entrada da Novacap onde permanecerá até o dia 14 de outubro, seguindo posteriormente para outros pontos da cidade.
A trajetória do pioneiro que aceitou o desafio do sonho de Juscelino Kubitschek e ao comandar milhares de operários, à frente da Novacap, transformou Brasília em realidade, é contada em dez painéis de 1,25m de altura com 2,34m de largura.
Com curadoria e pesquisa do historiador, Elias Manoel da Silva, a exposição conta com 30 fotos históricas do pioneiro – algumas delas garimpadas no Fundo Novacap, acervo mais importante do órgão tombado pela Unesco –, além de informações textuais.
Amigo fiel de JK – Israel Pinheiro foi um dos responsáveis pela construção de Brasília. Entretanto, é pouco lembrado diante de nomes como o do ex-presidente Juscelino Kubitschek, o fundador, do arquiteto, Oscar Niemeyer, do urbanista e idealizador do Plano Piloto, Lúcio Costa, e do empreendedor Bernardo Sayão.
Mineiro de Caeté, nascido em 1896, Israel Pinheiro era um autêntico homem do século 19. Formado em Engenharia, entrou para política nos anos 20, elegendo-se vereador e prefeito de sua terra natal. Nos anos 30 e 40 assumiu várias secretarias no governo mineiro. Um dos criadores da Companhia Vale do Rio Doce, fundou, em 1945, o Partido Social Democrático (PSD), elegendo-se deputado federal. Foi no Congresso Nacional que estreitou as relações com o homem que mudaria para sempre sua vida e a política do país: Juscelino Kubitschek.
Abraçou de corpo e alma a ideia de transferir a sede do governo para o Planalto Central. Para isso, renunciou ao mandato de deputado federal para assumir a Presidência da Novacap nos anos 50. Nos primeiros anos de Brasília, foi o braço direito de JK no surgimento de uma cidade que nasceu do nada. Durante as obras, era incansável. Trabalhador, Israel Pinheiro levantava às 6h e ia, no mínimo, até as 20h. Se não estava no seu escritório na Novacap (à época na Candangolândia), era visto numa caminhonete Rural Willys fiscalizando as obras.
Carrancudo, metia medo, intimidava os operários. Às vezes chegava a ser ríspido, mas era honesto, sincero e solidário. Após a inauguração de Brasília tornou-se o primeiro prefeito da cidade. Voltou para sua terra natal onde foi governador de 1966 a 1971. Morreu em julho de 1973, aos 77 anos.
Serviço:
Exposição “Israel Pinheiro – O Homem Que Dirigiu a Construção de Brasília”.
Data: De 3 à 14 de outubro.
Horário: de 8h às 17h
Local: No Hall Galeria dos Presidentes da Novacap, localizado no Setor de Áreas Públicas – Lote “B” – CEP: 71.215-000
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300