Evento focado no uso da ferramenta Bizagi Modeler teve aulas teóricas e práticas ministradas por dois estagiários da Asgov da companhia
Henrique Fregonasse
Os estagiários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) participaram, nos dias 28 e 29 de julho, de um workshop prático de Bizagi Modeler, ferramenta virtual de mapeamento de processos. A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da companhia, com apoio da Escola Corporativa da Novacap, e trouxe dois estagiários da Assessoria de Governança — cujo trabalho tem alto envolvimento de mapeamento de processos e do uso da ferramenta — como docentes.
O evento — primeiro exclusivo para estagiários realizado pela companhia — contou com um dia de aulas teóricas na Sala de Licitações do prédio da Presidência, para a exposição do conceito de mapeamento de processos, sua importância e as justificativas para o uso da ferramenta e as formas que ela pode auxiliar na atuação dos participantes, além de um segundo dia de aulas práticas, realizadas no laboratório móvel do Senac estacionado ao lado do DRH, para que pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos no dia anterior.
A ideia do treinamento surgiu da percepção, do DRH junto à Assessoria de Governança (Asgov), da necessidade de que fosse realizado o mapeamento de processos dentro desses departamentos, visando padronizar ações, otimizar o tempo de execução e diminuir o número de falhas envolvidas. Segundo explicou a chefe do DRH, Letícia Vasconcelos, a demanda levou à ideia de se construir um treinamento que pudesse aproveitar os conhecimentos já aplicados pelos estagiários da Asgov e compartilhá-los com os dos demais departamentos.
“Os dois que estão fazendo essa troca de conhecimento com a equipe já têm conhecimento e prática de como fazer o mapeamento de processos e toparam repassar para os outros estagiários. É o conceito de multiplicadores, eles aprendem e repassam o que eles sabem fazer”, contou.
Foco nos estagiários
A chefe do DRH esclareceu que a oficina era aberta para estagiários de todas as áreas da companhia pois o trabalho de mapeamento de processos poderá beneficiar a todas elas, e destacou também que o foco nos estagiários como público alvo da primeira edição une o caráter experimental do workshop à chance de desenvolvê-los profissionalmente.
“O mapeamento de processo é importante para todo mundo, independentemente da área de estudo. Todo mundo vai ter que lidar com um processo, uma burocracia, um fluxo em algum momento. Então, a ideia é que cada um possa usar no seu dia-a-dia, seja qual for a profissão”, complementou.
A primeira turma de inscritos para a oficina teve amplo interesse por parte dos estagiários, com 20 participantes inscritos e uma fila de espera de outros 28. Diante da alta procura, a Escola Corporativa da Novacap já pretende realizar uma segunda edição do workshop para expandir o contingente de estagiários beneficiados.
“Funciona com o conceito de ‘multiplicador’ mesmo: Alguém tem um conhecimento e repassa para os demais, e depois esses estagiários repassam para os outros colegas. A gente tem cerca de 200 estagiários na Novacap, então já alcançamos 10% do nosso corpo com essa primeira edição e queremos aumentar esse número”, reforçou a gestora da Escola Corporativa da Novacap, Kamilla Ferreira.
Para a estagiária do DRH Maria Clara Nunes, de 20 anos, os conhecimentos adquiridos no workshop são novidades promissoras, e devem auxiliar na otimização de tempo durante as tarefas. Recém-chegada à companhia, a estudante vê com bons olhos a realização de capacitações focadas nos estagiários, algo que agrega na experiência de trabalho adquirida junto à companhia.
“Eu já tinha ouvido falar sobre Bizagi mas não tinha esse conhecimento, então acho que o workshop ajudou a esclarecer o que é, como nos ajuda e facilita nos processos, como a gente vai poder usar, colocar isso no nosso dia-a-dia. Vai otimizar muito nosso tempo, vai clarear as coisas e ajudar os outros funcionários também. E é fundamental ter um momento para poder colocar em prática, tirar dúvidas e levar o máximo dessa experiência”, ressaltou.
Multiplicadores de conhecimento
Para ministrar as aulas do workshop, os estagiários da Asgov da Novacap Pedro Henrique Ramos, de 25 anos, e Nathália Ramos Fiel dos Santos, de 22 anos, receberam o pedido do DRH. Estudantes do curso de Administração da Universidade de Brasília (UnB), ambos já possuíam familiaridade com o conceito de mapeamento de processos, o qual foi aprofundado durante o trabalho na Asgov, assim como o uso da ferramenta Bizagi Modeler.
Pedro alegou ver a experiência como uma oportunidade importante de democratizar o conhecimento, principalmente considerando a alta rotatividade dos programas de estágio e a necessidade de se capacitar novos vinculados de forma frequente.
“A gente viu a oportunidade de trazer esse conhecimento não só para para o DRH, mas para toda a companhia, até porque a Novacap tem mais de 200 estagiários e esse [mapeamento de processos] é um trabalho muito importante que a gente viu que, atualmente, só está focado na Asgov. Então, a gente queria democratizar isso para as outras áreas, e nosso tempo de contrato aqui na companhia é curto, então também queríamos garantir que esse conhecimento fosse passado para outros estagiários no futuro”, destacou.
Por sua vez, Nathália destacou a importância da realização de mais atividades de capacitação voltadas para estagiários na companhia, uma vez que a Novacap tem um amplo histórico de cursos e workshops voltados para os funcionários e cujas informações poderiam beneficiar esses estudantes, otimizando, inclusive, o trabalho de orientação das chefias.
“É muito importante termos cursos voltados para o estagiário, porque a gente tem um olhar diferente também. A gente ajuda. O nosso trabalho, sendo estagiário, é auxiliar. Se a gente já sabe um pouco do assunto antes, conseguimos ajudar melhor”, chamou atenção.
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300