Capacitação envolveu introdução teórica e aplicação prática
Um grupo com 22 engenheiros e arquitetos da Novacap participou, na última semana, de um curso de capacitação presencial em CDE (Ambiente Comum de Dados) voltado para profissionais que atuam ou prestam serviços para o setor público. Ministrado no Clube de Engenharia da Asa Sul, o curso abordou os desafios e oportunidades da implementação dessa ferramenta, apresentando soluções práticas já aplicadas por diferentes órgãos para melhorar a organização e a colaboração em projetos BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) — modelos tridimensionais de edificações que permitem gerir informações de forma remota e simultânea durante todo o ciclo de vida do projeto.
Ministrado pelos técnicos da Trimble — empresa responsável pelo software de BIM que vai ser utilizado pelos engenheiros da Novacap em futuros projetos — Jonathan Batista e Carlos Costa, em parceria com a coordenadora da Conexão BIM, Késia Alves, o curso foi ofertado pelo consórcio supervisor RK Prisma, gerenciador das obras dos Hospitais Regional do Recanto das Emas (HRE) e Clínico Ortopédico do Guará (HCO), sendo dividido em duas etapas.
De acordo com o consórcio que ofertou o curso, a capacitação foi realizada para nivelar o conhecimento de análise de projetos entre a construtora, o consórcio supervisor e aqueles funcionários da Novacap envolvidos nos projetos do HRE e HCO — os primeiros da Novacap a implementar essa metodologia. O momento teve objetivo de absorver, com grandes nomes do BIM no cenário nacional, conhecimento sobre ferramentas e fluxos de trabalhos utilizando o CDE da Trimble. Além disso, entender os principais fluxos de CDE para realizar projetos mais consistentes e explorar o uso do sistema na fase de fiscalização de obras.
Na primeira etapa, ministrada na quinta-feira, a capacitação foi focada na introdução dos conceitos de CDE e BIM e sobre as possibilidades da implementação dessas metodologias na atuação da Novacap. Já na sexta, a proposta foi uma simulação prática. Os funcionários da Novacap foram divididos em grupos de, em média, quatro integrantes e todos receberam licenças da ferramenta Trimble, por meio da qual cada um deveria criar um projeto e convidar os outros integrantes para participar, explorando as funcionalidades da plataforma.
Projetos BIM
A metodologia de Modelagem de Informação da Construção é um conceito proveniente da Engenharia Civil que permite o acompanhamento de edificações em modelagem tridimensionais em plataformas online interativas. Esse tipo de projeto permite que várias pessoas trabalhem no projeto de forma simultânea, compartilhando dados e informações em um modelo centralizado.
De forma simplificada, o funcionamento compartilhado desse tipo de plataforma é similar ao de serviços de trabalho em nuvem — como os oferecidos pelas ferramentas Google (Docs, Tabelas, Apresentações, etc.), Canva, Notion e Figma —, em que os usuários participantes de um mesmo projeto conseguem realizar edições simultâneas, compartilhar informações, traçar observações, além de ter um histórico gravado de todas as edições realizadas, tudo de forma automatizada e online.
No Brasil, o decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, estabeleceu a utilização gradual do BIM na execução de obras e serviços de engenharia realizados por instituições públicas federais, o que implicou que a utilização da metodologia, agora em 2025, fosse plenamente possível.
Henrique Fregonasse (sob a supervisão de Ádamo Dan)
NOVACAP
Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300