Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/11/21 às 16h58 - Atualizado em 8/11/21 às 16h59

Candangolândia ganha sessão solene em homenagem ao seu aniversário

Mais antiga que a idade da própria capital, a cidade de Candangolândia completou, na quarta-feira (3), 65 anos. Em sessão solene promovida pela Câmara Legislativa do DF, várias lideranças e autoridades estiveram presentes para comemorar o aniversário da “cidade-mãe” de Brasília, celebrado no auditório da Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante.

O evento homenageou pioneiros e empresários de grande relevância da região administrativa. Candangolândia foi uma cidade destinada a abrigar os operários que chegavam ao Planalto Central com o mesmo sonho de Juscelino Kubitschek: transferir a capital do Brasil para o centro do país.

 

Foto: Jaqueline Husni/Agência Brasília

 

“Hoje, estou aqui como governador em exercício e muito feliz por poder andar em Candangolândia de cabeça erguida, porque o governador Ibaneis Rocha tem cumprido todos os compromissos feitos com a população do DF”, enfatizou o governador em exercício, Paco Britto. “Esta gestão que não se rendeu à pandemia e manteve obras, gerou empregos, salvou vidas e a economia do caos e está mostrando a todos que estamos vivendo um tempo de transformação”, completou.

 

Paco aproveitou o evento para enumerar algumas ações do Governo do Distrito Federal (GDF) para a cidade, como as reformas do viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), na entrada da cidade, e da passarela, feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Além disso, o governador em exercício elencou outras obras, como a reforma da feira permanente da cidade, do Complexo do Parque do Bosque e do campo sintético, de quadras cobertas e de vôlei de areia, que serão entregues totalmente revitalizadas à população.

A sessão solene foi promovida pelo deputado distrital Hermeto. Moradores participaram do tradicional corte do bolo e cantaram parabéns para a aniversariante. O parlamentar lembrou sua história com a cidade, onde chegou com a família ainda criança.

Candangolândia foi o primeiro acampamento, construído em 1956, formado pela sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), para abrigar os pioneiros que chegaram para a construção de Brasília. Inicialmente conhecida como Vila Operária, a cidade começou com alojamentos provisórios como Lonalândia – barracas cobertas por lonas – e a Sacolândia – barracas feitas de sacos vazios de cimentos.

 

Mais tarde, passou a ser conhecida por Vila dos Candangos e finalmente, como Candangolândia – homenagem aos pioneiros. Somente em 1989, a Candangolândia tornou-se cidade e, alguns anos depois, em 1994, por meio da Lei n° 658, foi oficializada com a criação da Região Administrativa da Candangolândia – RA XIX (até então fazia parte da Região Administrativa do Núcleo Bandeirante), fixando-se o dia 3 de novembro como data oficial de sua fundação.

 

Lívio Di Araújo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300