22/08/11 às 19h19 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00
O Distrito Federal vai ganhar mais 100 mil m² de calçadas com acessibilidade nos próximos dias. Foi publicado no Diário Oficial o aviso de licitação da Novacap para construção dos passeios, que serão implantados em vários pontos do DF, seguindo demandas repassadas pelas administrações regionais.
Serão investidos R$ 8 milhões em calçadas e meios-fios com rampas para acesso dos portadores de necessidades especiais. O novo processo é para calçadas em concreto polido com oito centímetros de espessura, garantindo durabilidade e beleza.
Segundo o secretário de Obras, Oto Silvério Guimarães, o objetivo é começar as obras assim que todos os prazos forem cumpridos. “Nossa intenção é atender, no menor tempo possível, a uma das grandes demandas da população que é a construção de calçadas com acessibilidade”, diz, acrescentando que outros 100 mil m² de calçadas já estão assegurados por outra licitação realizada no último dia 8, totalizando 200 mil m².
Construção de passeios
Manutenção de área verde
Além da concorrência para calçadas, o Diário Oficial traz ainda o aviso de licitação para contratação do serviço de roçagem. As empresas a serem contratadas serão as responsáveis pela manutenção da área verde de seis grandes regiões do DF, onde farão o corte de grama e roçagem do mato.
No novo processo, a diferença está no modo de pagamento do trabalho. Antes, as empresas recebiam de acordo com a quantidade de trabalhadores e máquinas, o que não garantia a qualidade do serviço prestado. A partir de agora, o serviço será pago por metro quadrado de área roçada, o que vai permitir mais produtividade. “Toda a área do DF foi georeferenciada, o que torna a fiscalização mais eficiente, garantindo o bom emprego do dinheiro público”, diz o secretário de Obras.
Roçagem do mato