Capacitação profissional para as equipes do ‘tapa-buraco’ das administrações regionais buscam garantir mais eficiência na recuperação de vias do DF
Nesta terça-feira (28), o Programa Mão na Massa começou o treinamento técnico para a equipe do tapa-buraco da Administração do Cruzeiro. A iniciativa da Novacap busca melhorar a qualidade do serviço entregue para a população do DF nas operações do tapa-buraco. A meta é oferecer treinamento às equipes das administrações regionais que atuam na manutenção do asfalto. São estimados o uso de 70 toneladas de massa asfáltica na região.
Os profissionais da Divisão de Manutenção e Conservação de Vias (Dimav), da Novacap está treinando as equipes da administração do Cruzeiro sobre a forma correta de realizar serviços de conserto nas vias do Distrito Federal.
“A capacitação nos leva ao aprimoramento da mão de obra e agrega mais qualidade nas entregas para a população. Além de garantir maior segurança ao trafegar pelas ruas do Cruzeiro”, acrescenta a chefe da Dimav, Walquiria Marra Rodrigues.
Os treinamentos serão executados em todas as regiões administrativas, e os locais a serem definidos em discussão conjunta com as administrações regionais, priorizando o critério de urgência de cada cidade.
Segurança ao trafegar pelas vias do DF
Os serviços de tapa-buraco são realizados durante todo o ano, no Distrito Federal.
De 2019 até abril deste ano (2022), a Usina da Novacap produziu cerca de 120 mil toneladas de concreto betuminoso usinado a quente. O equivalente a quase 8 mil caminhões trucados de asfalto.
Esse volume foi utilizado para que a Novacap, e outros órgãos como Administrações Regionais, DER e Governo Federal, realizassem obras e manutenção nas Vias do DF.
Atendimento expresso
Além do fornecimento da massa asfáltica, a Novacap também realiza o Atendimento Expresso, um serviço de tapa-buraco em caráter emergencial que é realizado em locais específicos de grande circulação (e que emitem maiores riscos de acidentes) como vias comerciais, setores hospitalares, setores bancários, entre outros.
Este é um atendimento realizado com equipamentos diferenciados, uma vez que esses locais geralmente não tem acesso para caminhões e compactadores.
Passo a passo do tapa – buraco
SINALIZAR para que os condutores desviem de onde o reparo será feito;
DEMARCAR a área que será preparada para receber o reparo;
RECORTAR as bordas do buraco. Elas deverão ser recortadas alcançando as trincas;
LIMPAR e retirar todo o material fino, para que a massa tenha aderência quando aplicada;
APLICAR a pintura de ligação, emulsão que liga o asfalto antigo ao novo;
APLICAR concreto betuminoso usinado a quente;
COMPACTAR toda a área com rolo compactador, liso vibratório, para que tudo fique homogêneo.
Fotos: Adriano Teixeira
NOVACAP
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