Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/01/22 às 11h46 - Atualizado em 7/01/22 às 11h46

Ponte Costa e Silva vai ganhar passarela para pedestres e ciclovia

COMPARTILHAR

GDF investe R$ 20 milhões na reforma, que avança pelas estruturas internas.

 

 

Construída em 1976, a quase cinquentona Ponte Costa e Silva do Lago Sul passa pela primeira grande reforma coordenada pela Novacap. Não se trata somente de modernização, mas a recuperação de uma estrutura que sofreu o desgaste com o passar de pelo menos quatro décadas e, que atende hoje mais de 15 mil motoristas diariamente. A obra está estimada em cerca de R$ 20 milhões e gera dezenas de empregos.

 

A reforma foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha no primeiro semestre, com a assinatura da ordem de serviço. Mas os vários problemas estruturais da ponte de 45 anos fizeram com que os projetos executivos sofressem alterações.

Atualmente, 10% da reforma já avançou. Reparos nem sempre notados por quem atravessa a envelhecida ponte. Mas que vêm sendo executados na base da obra de arte, mais precisamente na parte interna da estrutura, para garantir mais segurança aos usuários.

 

“Detectamos um problema de fissuramento, vamos fazer um acréscimo de 320 cabos de aço que dão sustentação à ponte, entre outros. O projeto teve de ser todo readequado para atender às necessidades. Estamos trabalhando na parte interna da ponte”, explica o chefe do Departamento de Edificações (DE) da Novacap, Carlos Spies.

 

Spies lembra que o governo fez uma análise das obras de arte pelo Distrito Federal, como as tesourinhas e a Ponte do Bragueto, e apontou a Costa e Silva como uma das prioridades para reforma. E já tomou providência para todos os casos.

 

O prazo para entrega da reforma do elevado, projetado por Oscar Niemeyer, é setembro do ano que vem. Agora em dezembro, as equipes finalizaram dois gabiões – muros de contenção que evitam as erosões na borda do lago. E fizeram toda a lavagem externa da ponte com hidrojateamento.

 

Passarela e ponto de observação

 

A Ponte Costa Silva vai ganhar em modernidade. Vem aí uma passarela de pedestres que será construída sob a ponte e ligará dois pontos do Lago Paranoá. Além de nova iluminação toda em LED (veja abaixo mais melhorias). Mas características originais como as três faixas para os veículos e o semáforo serão mantidas.

 

“A ideia é urbanizar as bordas. Trata-se de uma passarela onde o pedestre vai poder passar na ponte em segurança. Além de se tornar um ponto de observação do lago, e quem sabe até um ponto turístico para o cidadão de Brasília”, destaca Spies.

 

Para o administrador do Lago Sul, Rubens Santoro, é uma obra delicada, mas que vai trazer muitos benefícios à população. “A ponte está sendo tratada como ela merece. Há muitos anos carecia dessa grande reforma e vai ficar algo muito bonito e seguro para motoristas e pedestres”, conclui.

 

Melhorias na nova Ponte Costa e Silva:

 

– Construção de uma passarela de pedestres sob a ponte, ligando a orla – próximo à Prainha – ao trecho 1 do Setor de Clubes Sul;

 

– Pintura de toda a ponte em poliuretano, o que aumenta a durabilidade para até 25 anos;

 

– Recapeamento das três faixas de rolamento, com uso de 250 m³ de asfalto;

 

– Troca da iluminação com a instalação de luminárias de LED;

 

– Passagem para pedestres e ciclistas nas duas bordas do elevado, medindo 1,5 m cada uma;

 

– Instalação de cabos de protensão para maior estabilidade da ponte;

 

– Reparos nas fissuras da estrutura e substituição das juntas de dilatação;

 

– Reforma da cabeceira da ponte.

 

Ponte Costa e Silva vai ganhar passarela para pedestres e ciclovia

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300