Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/21 às 13h39 - Atualizado em 10/09/21 às 13h39

Plano Anual de Arborização da Novacap plantará 100 mil árvores

Uma cidade arborizada é sinônimo de qualidade de vida e, por isso, mais de 100 mil árvores serão plantadas nas 33 regiões administrativas do Distrito Federal. As novas mudas fazem parte do Plano Anual de Arborização da Novacap e serão utilizadas mais de 100 espécies no plantio. O projeto, que começará no final de outubro, período chuvoso, e irá até o final de abril.

O ipê, árvore cartão postal do DF, vai comandar, com 40 mil mudas, o Plano Anual de Arborização da Novacap. A medida segue determinação do governador Ibaneis Rocha de alcançar a marca de 1 milhão de ipês espalhados por todo o DF.

 

Foto: Kiko Paz/Ascom

Outras espécies conhecidas também serão plantadas de acordo com a disponibilidade, como aroeira, aroeira vermelha, baru, bálsamo, jacarandá mimoso, fisocalima, jatobá, ingá mirim, pequi, pombeiro, quaresmeira, paineira, sapucaia, peroba, vinhático, sucupira-preta, tarumã, sôbro, chichá, imburana, imbiruçu, saboneteira, tamarindeiro, oiti, magnólia, pau-ferro, pau-brasil, jucá, pitangueira, jambeiro, jaqueira, flamboyant, cássia rosa, escomilha, entre outras.

As árvores serão plantadas de acordo com demandas das regiões administrativas visando fazer a recomposição ambiental. Para a Novacap fazer o plantio em áreas públicas, é seguido o decreto n° 39.469/2018, em que é feito uma análise e mapeamento para a escolha da espécie e local adequado para abrigar a planta. A companhia reforça que é vedado o plantio em espaços públicos pela população.

 

Foto: Kiko Paz/Ascom/2020

“O plano de arborização é para contemplar novas regiões administrativas que estão surgindo e para repor as árvores que são suprimidas durante os anos, aquelas que morrem ou caem. Então, o intuito é manter as unidades que já tem e ampliar para novas áreas que precisam ser arborizadas”, destaca o Diretor de Parques e Jardins, da Novacap, Raimundo Silva.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300