Governo do Distrito Federal
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22/01/24 às 13h03 - Atualizado em 23/01/24 às 8h37

Ouvidoria da Novacap teve saldo positivo em termina 2023

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Serviço é essencial para a melhor comunicação entre o cidadão e o governo

 

Ao longo de 2023 a Ouvidoria da Novacap, responsável por viabilizar o contato entre os cidadãos e o Governo do Distrito Federal, recebeu mais de 17 mil chamados. Desses, quase 80% foi respondido através dos canais oficiais, que atua em respostas a questionamentos, como poda ou erradicação de árvores, roçagem de mato, tapa buracos e limpeza de bocas de lobo. A unidade trabalha, também, como Serviço de Informação ao Cidadão – SIC – em relação aos assuntos de sua competência, onde qualquer pessoa, física ou jurídica, pode encaminhar pedidos de informação.

 

Foram 17.981 chamados recebidos, entre solicitações de demandas, reclamações como queixa ou crítica, elogios, informações requeridas pelo cidadão, entre outras. Com um crescimento de 7,5%, comparado ao ano de 2022, foram 12.891 apelos que obtiveram resposta da Ouvidoria em 2023. Dentre os assuntos mais solicitados, a poda de árvores em área pública foi o principal, com 6.782 chamados. Em segundo lugar, o corte total de árvores, a erradicação, recebeu 2.280 solicitações.

 

São diversas as formas de realizar um registro na Ouvidoria, como o número 162, pelo site ou presencialmente, em 2023 o canal mais utilizado foi a internet. Após o registro, ele será analisado e encaminhado demandados às áreas responsáveis pelo tratamento de cada caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar possibilidades de melhorias, propor mudanças, e apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

 

Em casos onde há denunciação caluniosa, Maria do Socorro Ferreira, chefe da Ouvidoria da Novacap, ressalta: “O prejuízo é para o cidadão, que é o beneficiado com o serviço prestado. Quanto ao prejuízo causado à Novacap, se torna um risco certo, por causa do descrédito junto à população, que teve sua demanda não atendida por conta da morosidade do atendimento causado pela correção de fluxo.” Por conta de uma mentira, há todo um departamento que se movimenta, para verificar uma denúncia de algo que nunca existiu.

 

Premiada, a Ouvidoria da Novacap foi reconhecida em 2022 pela iniciativa “Acessibilidade, mais que um direito, uma questão de amor”. Após uma reforma estrutural e mudanças na parte operacional, com novos servidores para a melhor composição da equipe, á unidade reforça sua importância para a sociedade, representando os interesses do cidadão na empresa, procurando oferecer um atendimento respeitoso, considerando os direitos do cidadão enquanto usuário dos serviços públicos e para quem tudo converge.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

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