Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/11/21 às 15h29 - Atualizado em 17/11/21 às 15h33

Novembro Azul: Mais prevenção e menos preconceito

Novacap realiza evento voltado para a conscientização e prevenção do câncer de próstata. Além da fala de abertura do presidente da companhia, Fernando Leite, os empregados receberam o médico Arthur Leone, que tirou dúvidas e fez uma palestra  sobre cuidados e prevenção à doença. 

 

Exames de glicose e aferimento de pressão também foram realizados no evento, que contou com show do empregado Cláudio Abreu, café da manhã e sorteio de brindes. 

 

“O novembro azul é uma ação de extrema importância. É necessário que seja vencida a barreira do medo e do preconceito porque o diagnóstico precoce salva vidas”, pontuou Fernando Leite.

 

Foto: Kiko Paz/Ascom

 

Câncer de próstata

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), “no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma)”. Tópico que foi reforçado pelo médico Arthur, que afirmou que os casos desta doença representam 26% de todos os câncer que acometem a população masculina. 

 

“O diagnóstico do câncer de próstata é difícil, já que no começo da doença, os pacientes são assintomáticos, o que complica a descoberta certeira nos exames de rotina, que é indicado fazer a partir dos 40 ou 50 anos. Mas este exame deve ser realizado de dois em dois anos para verificar se há alguma anormalidade. Além do exame de sangue, que pode ajudar na detecção, o teste do toque é um grande aliado”, explicou o médico, Dr. Arthur.

 

Foto: Kiko Paz/Ascom

 

Tabus

 

O preconceito e o tabu que cercam este tema também foram abordados no encontro, já que muitos homens preferem não realizar o acompanhamento necessário por conta de retaliações, desconhecimento ou vergonha.

 

Francisco José, funcionário da Novacap, elogiou a palestra e lembrou que tem acesso ao exame necessário para detectar a doença no próprio posto médico da companhia. “A palestra foi muito boa e eu aprendi muito, já to com 62 anos e eu sempre faço os exames de sangue aqui na Novacap.”

 

“A palestra foi importante porque os homens ainda têm preconceito, mas o exame não é só o do toque, ele começa com um exame Antígeno Prostático Específico (PSA)”, destaca Humberto Vieira, trabalhador da Novacap. Ele também disse que começou a fazer o acompanhamento preventivo aos 40 anos.

VEJA MAIS:
Novembro Azul

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300