Governo do Distrito Federal
9/12/21 às 16h19 - Atualizado em 14/12/21 às 16h40

Novacap é uma empresa pública 100% transparente

COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira (9), a Novacap foi premiada por atingir 100% no Índice de Transparência Ativa (ITA). Isso significa que a companhia é uma empresa mais acessível, transparente e comprometida no combate à corrupção.

 

“A Novacap está de portas abertas para a população do Distrito Federal e a entrega desse prêmio reflete exatamente isso, nosso compromisso com a transparência e qualidade nas nossas atividades” ressalta Fernando Leite, Presidente da Novacap.

 

Foto: Kiko Paz/Ascom

 

Criado pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), o prêmio é concebido para avaliar o comprometimento em relação à disponibilização espontânea de informações públicas e de interesse coletivo nos sites e meios de comunicação oficiais dos órgãos da administração pública distrital.

 

Prêmio ITA

 

Em sua 6ª edição, o prêmio foi entregue, pela primeira vez, a todos os órgãos e entidades públicas que compõem o Governo do Distrito Federal. Ou seja, o GDF atingiu 100% de transparência pela 1ª vez na história.

 

“Foi uma honra participar do prêmio ITA. A Novacap, pela terceira vez consecutiva, ganhou esse prêmio tão importante. Este ano é especial, pois este ano todos os órgãos e empresas públicas do GDF atingiram 100%. A Ouvidoria, como elo entre o cidadão e a companhia, é uma peça importante da transparência na gestão, trazendo sempre o melhor para a sociedade.” lembra Maria do Socorro, chefe da Ouvidoria da Novacap

 

A premiação fez parte das comemorações do Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro.

 

O que é transparência ativa?

 

É quando os dados e informações são divulgados pelos órgãos públicos espontaneamente, sem que o cidadão precise solicitar. Para isso, são seguidas normas diversas, como a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

 

O que é ITA?

 

ITA é o Índice de Transparência Ativa, criado em 2015 para avaliar a maturidade dos órgãos em relação à transparência ativa, que é a disponibilização espontânea de informações públicas e de interesse coletivo, seguindo normas específicas. A CGDF criou o ITA não apenas para avaliação, mas para alcançar o principal objetivo: que todos os órgãos do GDF estejam dentro das normas vigentes e sejam cada vez mais transparentes.

 

Após avaliação da CGDF, o órgão ou entidade que atinge a maior pontuação (100) é reconhecido por esse feito com o troféu ITA do ano vigente.

 

 

*Com informações da Agência Brasília

 

 

Veja as fotos abaixo:

 

Novacap recebe prêmio ITA

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300