Governo do Distrito Federal
29/03/16 às 13h24 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Novacap é parceira das águas do DF

COMPARTILHAR

Arborização e obras de drenagem são destaques da Novacap em seminário para debater o futuro das águas em Brasília

O 2º. Seminário Águas Acima, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHGDF) reuniu na sede do órgão ambientalista, estudantes, especialistas e público em geral. Todos interessados em conhecer um pouco mais sobre os programas voltados para o manejo e cuidado com as águas do DF. A Novacap participou do evento como instituição parceira e o seminário já fez parte da programação dos 60 anos da companhia, comemorados agora em 2016, no dia 17 de setembro.

aguas-acima IMG 4695Ozanan Coelho, ex-chefe do Departamento de Parques de Jardins (DPJ) da Novacap falou pela empresa como palestrante convidado. Ele, que ocupou o cargo por 40 anos, é um dos principais responsáveis pelo programa de arborização do DF. “Trabalhei por 40 anos na Novacap e só tirei férias duas vezes porque eu sempre fui um apaixonado pelo que eu fazia”, contou.

Ele contou que acompanhou o desenvolvimento de Brasília e recordou momentos pitorescos de sua longa história à frente do DPJ e do programa de arborização. “Descobrimos que em Brasília era preciso plantar árvores do cerrado”, disse. Ele relembrou quando deu início às expedições da Novacap pelo cerrado para colher sementes típicas para plantar na Capital. “Aí a coisa começou a dar certo e fomos adquirindo experiência com árvores do Cerrado”, explicou.

aguas-acima IMG 4691O programa de arborização de Brasília cresceu e hoje tem a previsão de plantar, durante o ano, 136 mil árvores em todo o Distrito Federal. Ozanan fez um apelo aos participantes do Seminário para que não plantassem desordenadamente em áreas públicas árvores e que não são típicas do cerrado, principalmente as frutíferas.

No seminário, a Novacap fez a distribuição de mudas típicas do cerrado para os participantes. Foram 180 mudas de Ipês amarelo e roxo, aroeira, tamarindeiro, pau santo, ingá-mirim, barba timão, pau d’ óleo e copaíbeiro. Juntamente com cada muda, o participante levava um folder, orientando sobre o passo a passo para plantar a muda corretamente.

aguas-acima IMG 4711

A engenheira Vanessa Freitas, da diretoria de Urbanização da Novacap, também foi uma das palestrantes do seminário. Ela detalhou o programa Drenar DF, que pretende ser uma solução definitiva aos problemas dos alagamentos constantes, que ocorrem em regiões do Plano Piloto, mais especificamente na Asa Norte, e também em Taguatinga.

aguas-acima IMG 4729

O presidente da Novacap, Hermes de Paula, presente no evento, aproveitou para dar, em primeira mão, a notícia de que o programa foi liberado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se posicionou a favor do programa. Depois de solicitar alterações no projeto temendo pela violação do tombamento urbanístico do Plano Piloto, o órgão. “Vai começar no período certo: o início da seca. A melhor época para se trabalhar com obras”, disse.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300