Governo do Distrito Federal
4/04/18 às 17h22 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Novacap começa recomposição de tesourinhas

COMPARTILHAR

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu início a uma ação de prevenção, retirada e demolição de material potencialmente crítico e de risco nas tesourinhas das Asas Norte e Sul. Desde o dia 3 de abril, uma equipe da Companhia percorrerá todas as tesourinhas dos eixos L e W numa espécie de operação pente-fino.

“É um trabalho de manutenção. A partir da vistoria anterior realizada no fim de março, identificamos os pontos com risco potencial e vamos fazer a retirada deles”, explicou Júlio Menegotto, presidente da Novacap.

O presidente esclarece ainda que o trabalho inclui a retirada e demolição das partes danificadas, como por exemplo, pedaços de guarda-corpo, reparando o que está crítico. “Este serviço que estamos realizando agora não tem impacto estrutural nas tesourinhas. É preventivo para evitar acidentes”, reitera.

A ideia da manutenção também é retomar a altura original dos viadutos, que é de quatro metros. “Ao longo do tempo, com o recapeamento o gabarito original de altura ficou prejudicado”, pontua o presidente da Novacap.

No fim de março, a Novacap vistoriou as tesourinhas dos eixos L e W das quadras 03/04 e 15/16, ambas Sul, e da quadra 15/16 Norte. Os três viadutos estão em lista elaborada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal e já passaram por inspeção prévia da autarquia.

Na ocasião, ficou comprovado que os viadutos não têm problemas estruturais, mas precisam de recomposição de itens, como troca de guarda-corpo ou revestimento devido a danos causados por caminhões. Nos locais onde os reparos estiverem sendo feitos, haverá interdição parcial do trânsito.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300