Governo do Distrito Federal
20/07/15 às 18h33 - Atualizado em 3/11/22 às 15h00

Manutenção própria gera economia de 63%

COMPARTILHAR

Reparos e consertos em toda a frota de carros e equipamentos da Novacap são feitos em oficina própria da empresa

Brasília (20/07/2015) – A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realiza, desde janeiro deste ano, a manutenção da frota de veículos e equipamentos que utiliza. Com isso, no primeiro semestre de 2015, o custo de reparos e consertos dos maquinários caiu 63%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A economia faz parte da política da empresa de redução de gastos. De janeiro a junho, a empresa gastou R$ 208,5 mil, contra R$ 555,3 mil pagos nos mesmos meses em 2014.

“A redução é reflexo de nossa decisão em passar a fazer toda a manutenção internamente, com mão de obra e oficina próprias”, esclarece Júlio Menegotto, diretor administrativo da Novacap. A empresa possui atualmente cerca de 300 veículos e equipamentos próprios para prestação de serviços à comunidade, como asfaltamento (operação tapa buraco), limpeza de bocas de lobo, podas de árvores, roçagem de mato, entre outros.

A frota da Novacap é diversificada e os caminhões, kombis e maquinário são bem variados. “Aqui, temos veículos e máquinas de 1954 a 2012, quando foi feita a última aquisição de equipamentos”, explica Menegotto.

A evolução tecnológica também é uma variável da frota da Novacap. Existem equipamentos com tecnologia de ponta e, somente nesses casos, a empresa recorre a manutenção externa quando necessário. “Mas, no geral, resolvemos tudo internamente. Chegamos a fabricar e produzir peças aqui na oficina e só compramos algum item fora quando realmente é preciso, como por exemplo, as peças de alta tecnologia e componentes eletrônicos”, argumenta o diretor administrativo. O mesmo ocorre quando o equipamento ainda está dentro da garantia.

A economia feita pela empresa é fruto do comprometimento e engajamento dos funcionários que assumiram inteiramente a manutenção, reduzindo os custos e otimizando o uso dos equipamentos. “Um equipamento fora da rua deixa de prestar serviço à população”, conclui Júlio.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300