Governo do Distrito Federal
22/09/17 às 11h29 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Mais mobilidade e saúde para os funcionários

COMPARTILHAR

A ciclovia interna da Novacap foi inaugurada nesta quarta-feira (20/9), como parte das comemorações do 61º aniversário da Companhia. O anel cicloviário, que circunda todo o perímetro da empresa, tem 2,5 km de extensão. Com a obra entregue, o projeto de bicicletas compartilhadas entre os funcionários também foi aberto aos servidores com uma volta inaugural e com café da manhã saudável, fornecido pela Associação dos Servidores da Novacap (Ascap), parceira no projeto.

Inicialmente 25 bicicletas foram disponibilizadas em seis estações por toda a Novacap. O sistema de compartilhamento de bicicletas pode ser usado por todos, é preciso apenas se identificar nos pontos de apoios, que estão localizados próximos as estações.

O diretor Administrativo, Marcos Lopes, destaca que é um projeto que tem várias mãos. “São pessoas que nos procuram para dar uma ideia e nos ajudam a encontrar soluções para os nossos funcionários.”

O projeto da ciclovia se iniciou em 2015 e foi abraçado pela diretoria da Novacap. Na época foram doadas 300 sucatas de bicicletas pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Elas foram trocadas pelas bicicletas novas doadas pela Ascap para a Novacap. “Com o projeto em andamento, várias diretorias se envolveram, como a Diretoria de Urbanização, na construção e paisagismo da ciclovia; a Diretoria de Edificações, na parte de projetar e coordenar as obras; a Diretoria Administrativa na parte gráfica dos folders e orientações para os funcionários, entre muitos outros envolvidos”, pontua a chefe da Assessoria de Comunicação da Novacap, Katia Maia.

A Novacap tem hoje 94 edificações numa área de 400 mil m². Para o presidente da Novacap, Júlio Menegotto, é uma mudança de pensamento. “A Novacap já fez muito lá fora e agora está na hora de fazer dentro da empresa também. Essa é mais uma ação de mobilidade interna da Novacap, pois existem outras. Vamos mudar a balança de lugar para que os veículos pesados não trafeguem pela via interna principal, vão passar para traz. Ou seja, vamos trazer uma série de ações importantes”, destacou durante a inauguração.

Ainda segundo o Menegotto, outro ponto que importante é o fluxo de veículos que circula dentro das vias internas da empresa, com a ciclovia a empresa proporciona mais segurança, saúde e mobilidade interna aos funcionários. “Chegou a hora de fazer essa entrega, a Novacap que completa 61 anos, uma empresa que construiu Brasília, não é justo que ela não possa melhorar suas instalações internas com mobilidade e edificações”, conclui.

Para o servidor do DETRA/DA Roberto Severo foi uma iniciativa positiva. “Espero que todos usem e compartilhem essa ideia”. O funcionário do SEAGE/DA Cléubio Correia Machado o percurso é bom tanto para bicicleta quando para caminhada. “Uma boa iniciativa para aqueles que querem iniciar alguma prática de atividade física”, brinca após pedalar os 2,5 km.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Público, Antonio Coimbra, prestigiou o evento e parabenizou a iniciativa da Novacap. “A ciclovia é muito mais que uma faixa de capa asfáltica. Ela na realidade traz saúde e bem estar aos funcionários”, destacou. Coimbra ressaltou ainda que os funcionários passam a ter uma ciclovia no ambiente de trabalho para praticar alguma atividade isso traz saúde, valoriza o corpo de servidores e mostra a preocupação da diretoria da empresa com seu funcionário. “O sucesso da pista de bike já está sendo mostrado, pois na hora do almoço tem pessoas que não de bike, mas estão caminhando e fazendo exercício. Este é mais que um espaço de 2,5 metros de largura, é um espaço de saúde”, finaliza.

A jornalista Jaqueline Nunes (ASCOM/PRES), que não é acostumada a fazer exercícios físicos elogiou o percurso da ciclovia. “Depois que percorri o trajeto vi que é um caminho bem tranquilo, o que me incentivou a me exercitar mais”, pontuou.

Durante o evento, o BRB distribuiu kits com boné e garrafinha de água. Participaram do evento também o secretário-geral, Arnóbio Viana David; o diretor de Urbanização, Daclimar Castro; o diretor financeiro Adalto Soares; além de chefes de departamentos e seções. 

inauguracao-dsc 8774

 

inauguracao-dsc 8850

 

inauguracao-dsc 8869

 

inauguracao-dsc 8896

 

inauguracao-dsc 8915

 

inauguracao-dsc 8946

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300