Governo do Distrito Federal
2/03/22 às 15h02 - Atualizado em 3/11/22 às 14h52

Em São Sebastião, núcleo rural recebe melhorias

COMPARTILHAR

“Equipes do GDF Presente, com parcerias, atuam na região consertando estragos das recentes chuvas”

 

 

Área de São Sebastião onde moram cerca de 500 famílias, o Núcleo Rural Aguilhada tem sofrido um bocado com as chuvas. Fortes enxurradas e erosões formaram atoleiros nas estradas de terra da região. É lá que o governo vem trabalhando há duas semanas para levar mobilidade e conforto à população.

 

Morador do bairro Cachoeirinha, no núcleo rural, o aposentado e produtor Wagner Costa, 59, conta que a situação chegou a ficar tensa. “Teve uma semana em que ficamos ilhados”, lembra. “Os três acessos de saída estavam alagados, sem a menor condição de passar os carros. Agora, com as máquinas na pista, melhorou 100%. Estamos mais aliviados”.

 

 

Há sete anos morador do Aguilhada, Sebastião Neto, 43, pontua: “A nossa área rural é uma das maiores do DF, e a carência é grande. Teve governo que nem passava por aqui, mas agora a gente vê que as máquinas estão trabalhando”.

Além de beneficiar motoristas que trafegam por ali, o serviço também torna mais confortável as viagens de ônibus na linha recentemente implantada pela Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB) .

 

Escoamento de água

 

O nivelamento das estradas não pavimentadas esteve antes no bairro 1º de julho. Os esforços se concentraram no Cachoeirinha, onde 4 km de pistas foram renovadas. Os serviços incluem a execução de bolsões para o escoamento da água, a construção de “peitos de pombo” (quebra-molas feitos de terra) e a terraplanagem das pistas com cascalho. Cerca de 100 caminhões com o material foram utilizados nas vias do bairro.

 

“Estamos fazendo essa recuperação em vários pontos do Distrito Federal”, informa o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes. “No Aguilhada, esse trabalho é fundamental para garantir também a passagem da produção rural e atender a duas escolas [Escola Classe Aguilhada e Centro de Ensino Fundamental Nova Betânia.”

 

A recuperação das vias não pavimentadas é feita pelo programa GDF Presente, em parceria com Secretaria de Agricultura, Departamento de Estradas de Rodagem, Novacap e  Administração Regional de São Sebastião.

 

De acordo com o administrador Regional de São Sebastião, Alan Valim, a cada seis meses são recuperados em torno de 100 km de estradas na área rural da cidade. “Conversamos sempre com a Seagri, o DER e o GDF Presente para planejar esse nivelamento das pistas”, relata. “Estamos começando pelas vias onde os ônibus escolares e comuns passam, mas a nossa meta é recuperar todos os trechos”.

 

Mobilidade ganha reforço em núcleo rural de São Sebastião

 

Fonte: Agência Brasília

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300