Governo do Distrito Federal
23/11/22 às 8h08 - Atualizado em 23/11/22 às 8h08

Cerca de 150 grelhas de águas pluviais são limpas na Feira dos Importados

COMPARTILHAR

A iniciativa foi realizada pelo programa GDF Presente, com o apoio da Novacap e da Administração Regional do SIA

 

Equipes do programa GDF Presente deram, esta semana, ‘uma geral’ em uma das áreas mais frequentadas do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA): a Feira dos Importados. Aproximadamente 150 grelhas de águas pluviais foram higienizadas e passaram por manutenção. Além disso, os operários fizeram o tradicional cata-cata, com a remoção de inservíveis, lixo verde, restos de entulho, entre outros itens, das redondezas da feira de utilidades.

 

Com o apoio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Administração Regional do SIA, o Polo Central do programa colocou o caminhão-pipa para trabalhar: cada uma das bocas de lobo foram limpas para depois receberem o jateamento de água. Além disso, foi retirado um caminhão cheio de resíduos da localidade. Dois reeducandos da Fundação Nacional de Amparo ao Preso (Funap) auxiliaram na tarefa.

 

Muita terra, folhas e até pedaços de madeira foram retirados de dentro das caixas de drenagem | Foto: Divulgação

 

“No período de fim de ano, por conta do Natal e Ano-Novo, o fluxo de pessoas aumenta muito na Feira dos Importados. Por isso, intensificamos as ações de limpeza e conservação ali e em toda a poligonal”, pontua a administradora do SIA, Marcela Oliveira. “E o apoio do GDF Presente é fundamental para realizarmos esses serviços”, acrescenta. A feira chega a receber 25 mil pessoas por dia aos fins de semana. Todavia, nas festas de fim de ano, esse número é ainda maior, tendo em vista a compra de presentes e enfeites.

 

As grelhas são essenciais para a captação da água pluvial em um período sujeito a chuvas torrenciais. Segundo o coordenador do Polo Central, Carlos Alberto Alves, muita terra, folhas e até pedaços de madeira foram retirados de dentro das caixas de drenagem. Ao lado dos estacionamentos privativos da feira, também foram recolhidos restos de construção e outros tipos de resíduos.

 

Fonte: Agência Brasília

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300