Governo do Distrito Federal
2/08/17 às 14h51 - Atualizado em 3/11/22 às 14h59

Caçadores de sementes da Novacap

COMPARTILHAR

Para manter a produção de mudas de árvores nativas do bioma Cerrado, funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) realizam todos os anos expedições para coletar sementes de árvores em áreas rurais do Distrito Federal e também no interior de Goiás e Minas Gerais.

A primeira expedição aconteceu no fim do mês de julho e durou cinco dias (entre os dias 17 e 21). Foram coletadas sementes de Ipê-verde, Jacarandá, Copaíba, Paineira Loura do Cerrado, Sucupira Branca entre outras.

As sementes colhidas são encaminhadas para o Viveiro I da Novacap, onde acontece o  beneficiamento (separação, limpeza e classificação). Depois deste processo, realizado por funcionários da Novacap, alguns deles, deficientes visuais, as sementes são armazenadas e condicionadas no Viveiro II para serem utilizadas na produção de mudas, que serão plantadas no Programa de Arborização do Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Novacap.

Na viagem a equipe composta por nove funcionários da Novacap passou pelas cidades de Alvorada do Norte (GO), Flores, Iaciara, Posse, Formosa, todas em Goiás, na cidade de Mestre D’Armas, em Planaltina (DF), nesta última foi coletada, por exemplo,  a semente da árvore Capitão do Cerrado. Normalmente, são recolhidas cerca de 2 toneladas de sementes nas expedições, por ano.

Em média, a equipe fica uma semana em expedição. “Como já sabemos a época das sementes, programamos a expedição para coleta nas regiões onde sabemos que vamos encontrar determinas espécies”, explica o técnico agrícola da Novacap, Silomar Matos. A próxima expedição está prevista para acontecer no fim de agosto e será direcionada para a região Pirenópolis. 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300