Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/12/20 às 11h43 - Atualizado em 28/12/20 às 11h43

Virada da Saúde: Brasília ganhará 14 novas Unidades Básicas de Saúde

 

Acordo de cooperação técnica entre a Novacap e a Secretaria de Saúde do DF garantirá novas obras e reformas em unidades básicas de saúde

 

Brasília – segunda-feira (28) – Prosperidade, longevidade e saúde. Mais do que votos, é o compromisso desta gestão, que trabalha para promover a qualidade de vida dos brasilienses. A saúde, antes sucateada, agora ganha sua virada. O GDF, por meio do acordo de cooperação técnica entre a Novacap e a Secretaria de Saúde do DF investirá na construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde.

 

Unidades Básicas de Saúde – UBS

 

Uma força continua de trabalho, tanto para melhorar a qualidade do atendimento, quanto à estrutura das unidades de saúde unem órgãos do DF desde o inicio desta gestão. Já para o primeiro semestre de 2021, estão previstas a entrega de cinco Unidades Básicas de Saúde, que estão com as obras em fase de conclusão nas regiões de Ceilândia, Mangueiral, Paranoá, Planaltina e Sobradinho 2. Estão previstas para o segundo semestre de 2021, a construção de 14 UBS – com projeto aprovado, aguardando licitação.

 

As cidades contempladas para receberem as novas UBS são: Brazlândia (duas unidades), Gama (duas unidades), Estrutural (duas unidades), Santa Maria (duas unidades), Riacho Fundo I (duas unidades), Riacho fundo II (duas unidades), Planaltina (duas unidades), São Sebastião (duas unidades) e Águas Claras (duas unidades). Cada Unidade Básica de Saúde tem valor estimado de R$ 3 milhões. A obra completa tem valor estimado em R$ 42 milhões. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é a empresa responsável pela licitação e pela fiscalização das obras.

 

Hospitais

 

Os brasilienses ainda poderão contar com a reforma do pronto-socorro do Hospital da Ceilândia e a criação de novos hospitais. Os projetos para a construção do Hospital de Planaltina, Hospital Oncológico e Hospital de Brazlândia estão aprovados aguardando para 2021, licitação.

 

Os hospitais são unidades de saúde que funcionam 24 horas. Com as mudanças comportamentais da população, principalmente, com os avanços em ciências médicas, novas tecnologias em sistemas e equipamentos e ao crescimento populacional ocorreu um grande gasto de energia elétrica. Buscando formas sustentáveis de renovar a forma como esses ambientes consomem energia o GDF aderiu ao Programa de Eficiência Energética (PEE).

 

O objetivo do PEE é promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia por meio de projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de melhoria da eficiência energética de equipamentos, processos e usos finais de energia – estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais de uso da energia elétrica.

 

Para a nova adequação do programa, o projeto para 10 hospitais já estão prontos – aguardando licitação para 2021: Hospital do Gama, Instituto Hospital de Base, Hospital de Planaltina, Hospital de Apoio, Hospital do Guará, Hospital de Brazlândia, Hospital do Paranoá, Hospital São Vicente de Paula, Hospital de Samambaia, Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB).

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300