Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/06/19 às 10h39 - Atualizado em 26/06/19 às 10h45

Programa Jovem Aprendiz dá oportunidade do primeiro emprego na Novacap

 

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho não é tarefa fácil, ainda mais para jovens sem experiência, que nunca trabalharam. O programa “Jovem Aprendiz” é uma alternativa para aqueles que buscam o primeiro emprego ou qualificação. 

 

A boa noticia é que a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – Novacap faz parte do programa e se destaca por ter cerca de 180 jovens trabalhando na sede e nos Viveiros I e II.

Como o programa faz parte de um processo de aprendizagem que tem como objetivo capacitar os adolescentes para o mercado de trabalho, o jovem é admitido por meio de contrato de tempo pré-determinado, o que significa que esse é um emprego temporário. A duração do contrato e os pré-requisitos são diferentes para os jovens da sede e dos Viveiros.

 

Pelo fato do trabalho ser manual e em contato direto com objetos e veículos pesados, apenas jovens entre 18 e 24 anos podem trabalhar nos Viveiros. O tempo máximo de permanência no emprego é de 11 meses e quem completa esse período recebe o certificado de auxiliar de jardinagem.

 

Já na sede da Novacap, os jovens têm entre 14 e 24 anos e o período de permanência é de dois anos. Lá eles exercem atividades administrativas nas diretorias e, como o próprio nome sugere, o foco principal é o de aprendizagem com o intuito de adquirir experiência de forma prática.

 

Segundo Elzo Bertoldo, Diretor Administrativo da Companhia, o programa é de extrema importância, pois dessa forma a Novacap faz parte da formação profissional e pessoal de cada um. “Muitos jovens escolhem a profissão a partir do primeiro emprego. Para nós é muito gratificante poder fazer parte dessa historia’’, completa.

 

É o caso, por exemplo, do Samir Souza de 22 anos, que hoje trabalha no Viveiro II como monitor dos novos jovens que chegam. Depois que começou a trabalhar no viveiro, Samir despertou o interesse pela profissão e hoje planeja entrar na faculdade de agronomia.

 

Samir ficou sabendo da vaga de jovem aprendiz por amigos e viu ali a oportunidade de conhecer novos meios. “Depois que vim para o Viveiro, me encantei pelo trabalho com as plantas. É um ambiente muito vasto, todo dia aprendo uma coisa diferente’’, explica o monitor.

 

 

 

Inserção dos jovens no mercado de trabalho

 

O trabalho com a aprendizagem transforma a vida de jovens em todo o país. O programa tem um viés social, já que em sua maioria os jovens são de família de baixa renda e veem na aprendizagem a chance de mudarem de vida.

 

Para Raimundo Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins, o programa é muito importante para a empresa e para cada um que participa. Dessa forma, a Novacap oferece oportunidade a adolescentes em situações de vulnerabilidade social e, em contrapartida, contrata mão de obra de jovens que se interessam pelo trabalho e têm vontade de aprender.

 

“Acima de tudo, vale ressaltar que depois que o período como jovem aprendiz termina, eles saem com treinamento para o mercado de trabalho. Durante o tempo em que estão trabalhando nos Viveiros, eles recebem curso de jardinagem, técnicas de plantio, entre outros. É uma parceria muito importante para ambos as lados’,’ explica Raimundo.

 

Os jovens têm 6 horas de trabalho por dia e dividem sua rotina entre quatro dias de trabalho e um dia de aula profissionalizante na sede da Renapsi, empresa encarregada da contratação.

 

Eles também têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados, além de ser necessário prosseguir com os estudos.

 

Para se candidatar a uma vaga, os jovens podem se inscrever no site da Renapsi. Sempre que vagas ficam livres, a Novacap busca novos jovens interessados em fazer parte da empresa.

 

 

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo de Brasília

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300