Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/20 às 15h19 - Atualizado em 17/06/20 às 15h19

Novacap na manutenção do mobiliário urbano do DF

 

Entre os mais diversos trabalhos realizados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) a manutenção dos mobiliários urbanos é um dos que mais chama a atenção dos moradores da cidade. Proporcionar parques que, além de bem arborizados, possuam bancos, banheiros e brinquedos, em bom estado de conservação e segurança, é um compromisso do Governo do Distrito Federal e, uma missão assumida pela Novacap.

 

Para este trabalho são acionados os servidores da Divisão de Conservação e Reparos (DICOR), setor que compõe a estrutura da Diretoria de Edificações (DE) chefiada pela engenheira, Virgínia Cussi Sanchez. Segundo ela, a DICOR presta um serviço fundamental de reparos em áreas públicas que não podem ficar sem manutenção. “Temos realizado muitos reparos em parquinhos infantis, por exemplo. Não podemos arriscar a segurança das crianças por um parafuso que precisa ser apertado, ou pela necessidade de uma solda em um equipamento de ferro. Aí acionamos as equipes”, explica.

 

Ainda sobre parques infantis, esta semana uma equipe foi destacada para revitalizar o Parque Ana Lídia, localizado no Parque da Cidade. Um dos mais amados espaços infantis de Brasília terá novos brinquedos e areia. Além disso, será realizada a restauração dos meios-fios e, revitalização e pintura em todos os brinquedos que não precisarem ser removidos. Esta ação faz parte de uma parceria da Novacap com a Administração do Parque, que, além de revitalizar a área infantil, terá todo o mobiliário renovado, com pintura em bancos, mesas, equipamentos de ginástica e demais espaços de convivência. Victor Nunes, servidor público da cidade, costuma levar os filhos para brincar no “Ana Lídia” todos os finais de semana e considera a manutenção no local muito importante. “Eu sempre fico de olho porque sei que os brinquedos são antigos. Muito bom o governo aproveitar esse momento em que o espaço está fechado para dar essa arrumada geral”, afirmou ele.

 

Além dos parquinhos, as praças, quadras poliesportivas, pergolados, pontos de encontro comunitário (PEC’s), quadras de areia e, campos sintéticos, são locais que passam pela manutenção da DICOR.

 

Um bom exemplo da amplitude deste trabalho é o cercamento de diversos locais como, a Unidade Básica de Saúde nº 02, em Sobradinho, finalizado no último dia 3 de junho. Atualmente, o Parque Ecológico do Tororó e, a Igreja de Nossa Senhora do Nazaré, no Lago Sul, também estão recebendo a proteção.

 

Pedro Paulo Isaac, chefe da divisão, explica que as demandas são atendidas conforme o cronograma desenvolvido com as Administrações Regionais e os órgãos responsáveis pelo mobiliário. “O trabalho nunca acaba, porque sempre tem outro local precisando de um conserto. É como uma casa e, assim, nós nos dedicamos a esse cuidado constante”, comenta Pedro.

Outro apoio oferecido pelos técnicos de conservação e reparos da Companhia para os órgãos do GDF é a manutenção emergencial em obras de arte especiais, como pontes e viadutos. Nestes, a DICOR realiza manutenção em juntas de dilatação, guarda-corpos e guarda-rodas. Além disso, também podem ser feitos pequenos reparos na estrutura se necessário.

 

Fábrica de pré-moldados

 

Todos esses serviços são realizados por servidores da Novacap. A depender da complexidade da manutenção, eles podem ser auxiliados pelos participantes do programa de ressocialização desenvolvido pela Fundação Nacional de Amparo à Pessoa Presa (FUNAP), que prestam serviços à sociedade por meio do convênio firmado com a empresa.

 

Os técnicos utilizam materiais da Novacap, cedidos por outros órgãos ou, comprados por Prefeituras de quadras e conjuntos habitacionais, quando são desenvolvidas parcerias. Além disso, existe na Novacap uma fábrica de pré-moldados que produz mais de 20 itens de concreto, como peças de meio-fio, bloquetes intertravados para pavimentação, tampas de bueiro, bancos e pilaretes. Somente meios-fios, um dos materiais mais utilizados pela DICOR, são cerca de 400 peças por semana. “Aqui na fábrica toda a mão de obra é formada pelos reeducandos da FUNAP. Isso é bom pra eles, que aprendem um novo ofício e, pra todos nós que contamos com essa produção para deixar nossa cidade ainda mais bonita e segura”, conclui Pedro Paulo.

 

 

Novacap na manutenção do mobiliário urbano do DF

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300