Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/19 às 7h42 - Atualizado em 28/05/19 às 8h44

MAB sustentável e moderno

 

As obras de reforma do Museu de Arte de Brasília (MAB) estão em pleno andamento. Custeado com recursos provenientes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) o projeto arquitetônico prevê o reforço estrutural do prédio, condicionamento do ar durante todo o dia e ainda controles de umidade e temperatura com precisão.

Todo este sistema inteligente de condicionamento de ar e com energia fotovoltática é mais um item que fará da edificação do MAB um local sustentável.

 

O diretor-presidente da Novacap, Candido Teles, destaca a importância do espaço não só para movimentar a arte da cidade, mas como um projeto pioneiro que trará segurança e o que há de mais moderno nas edificações desta natureza. “O projeto foi desenvolvido para que Brasília tenha um dos melhores museus do país. Qualquer obra de arte que vá para o MAB, a partir da sua reabertura, estará em total segurança e com as melhores condições de conservação”, relata Teles.

 

A previsão é que os serviços sejam finalizados até abril de 2020. Até o momento, já foram concluídos 9,53% dos trabalhos.

 

Energia limpa

 

O projeto do MAB é o primeiro elaborado com energia fotovoltaica (energia solar), o que permitirá zerar o custo com ar condicionado. O sistema de condicionamento do ar atende a necessidades especificas para disponibilizar condições modernas e adequadas às demandas do local, que receberá obras de arte com valores inestimáveis. Com a tecnologia, o MAB terá um sistema de controle que permite ajustar e/ou corrigir áreas do museu durante as 24 horas do dia.

 

O projeto prevê áreas para que as obras sejam tratadas e expostas da melhor maneira dentro da estrutura do prédio. No subsolo, haverá um laboratório para restauração, sala de triagem para recebimento e avaliação das obras, além de definição da área em que serão expostas e, ainda, um local de quarentena para as obras ficarem quando chegam, caso necessite – isso vale para uma obra com fungos, por exemplo.

 

No térreo haverá, além das salas de exposição, biblioteca, espaço multiuso, um café e ambientes para exposição externa. Todas as galerias atendem aos critérios de iluminação adequada, controle de clima, com ajuste de precisão da umidade e temperatura no local  24 horas por dia.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo de Brasília

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300