Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/08/09 às 19h09 - Atualizado em 29/10/18 às 14h43

Fonte luminosa será revitalizada

Depois de cinco anos sem funcionar, a fonte luminosa da Torre de TV voltará a alegrar o lazer do brasiliense. A Novacap fecha nesta quarta-feira (26) contrato de patrocínio com a Eletrobras para a revitalização do monumento. O governador José Roberto Arruda, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; e os presidentes da Eletrobrás e da Novacap, José Antonio Muniz e Luiz Carlos Pietschmann, assinam o documento em cerimônia na sede da Novacap, às 11h. A inauguração está prevista para o aniversário de 50 anos de Brasília.

A nova fonte luminosa virá com tecnologia do século 21: terá música integrada ao movimento das águas e vai contar com tecnologia computacional de última geração e projeção a laser. O funcionamento será feito por controle informatizado de jatos d’água, luz, projeção e som, através de programação de computador, com adequação de tempo à geração de imagens e sons.

Com isso, o monumento terá inúmeras possibilidades de expressões artísticas, com diferentes formas de funcionamento, como automático, com variedade de jogos de luzes e sons, com interpretação automática de qualquer melodia, reprodução de espetáculos previamente criados e programados, com execução de coreografias dinâmicas em atos públicos e comemorações.

A reforma será total, principalmente em sua estrutura. As plataformas de concreto serão recuperadas e será construída uma galeria subterrânea, para ligar a casa de máquinas à plataforma de projeção. Serão instaladas novas tubulações hidráulicas e elétricas e também equipamentos como filtros, bombas, válvulas, bicos, controlador lógico programável, projetor de vídeo, sonorização e de iluminação e laser multicor. O tanque, a casa de máquinas e a galeria subterrânea serão impermeabilizados. A Novacap será responsável pela contratação da empresa que vai executar a obra e pela fiscalização dos trabalhos.

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300