Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/04/14 às 13h15 - Atualizado em 29/10/18 às 14h41

Elevadores novos para o Hospital de Base

Renovação da fachada da Emergência também faz parte da reforma prevista para terminar em um ano

Três importantes obras acontecem simultaneamente no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Os elevadores serão substituídos por equipamentos mais modernos, a farmácia será remodelada e a fachada da Emergência receberá painéis de proteção contra a luz solar. A substituição dos elevadores será executada pela Novacap.

O diretor-geral da unidade, Julival Ribeiro, pediu a compreensão dos usuários, acompanhantes e servidores pelos possíveis transtornos no decorrer dos trabalhos que devem ser concluídos em um ano. Ele informou também que chegaram os novos equipamentos que serão utilizados em três elevadores e duas monta-cargas (para transporte de materiais sujos ou esterilizados entre o Pronto-Socorro, Centro Cirúrgico e UTI).

“Nossos monta-cargas estavam quebrados há 15 anos. A volta desses pequenos elevadores para o transporte de bandejas e outros materiais dará agilidade ao trabalho da enfermagem”, salientou a diretora administrativa do HBDF, Maria Aurilene Gonçalves.

A diretora afirmou que a substituição dos elevadores para o transporte de pessoas por um dos modelos mais modernos no mercado é outro avanço importante para diminuir o tempo de espera dos pacientes, além de proporcionar economia para o Estado.

“Os elevadores, que estão sendo desmontados para serem retirados, têm mais de 50 anos de uso e vivem quebrando. O gasto com a manutenção necessária dos atuais equipamentos praticamente desaparecerão”, salientou Maria Aurilene Gonçalves.

Elevadores com acessibilidade

A Novacap afirma que as obras de substituição dos 12 elevadores no Hospital de Base foram licitadas no valor de R$ 6,3 milhões, conforme orientações do Tribunal de Contas do DF. Os novos equipamentos obedecem às normas de acessibilidade e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Farmácia

As reforma na farmácia do HBDF começou na segunda-feira (10), com previsão de entrega em janeiro de 2015. A licitação e contrato de repasse via Ministério da Saúde prevê um investimento de R$ 5.152.081,45. Com esse recurso, além de mudar o leiaute arquitetônico, a obra prevê a troca de todo material hidráulico, elétrico e ambientação eletrônica.

“Ganharemos com qualidade no atendimento ao usuário, porque estaremos funcionando em local adequado para o trabalho de armazenagem e distribuição de medicamentos. Com o ambiente adequado, garantiremos a segurança ao paciente. Trata-se de uma obra muito importante para todos”, garantiu Aurilene.

Painéis

A fachada do Pronto-Socorro (virada para a W3, que recebe o sol da tarde) receberá painéis de alumínio. Esse acessório é composto por uma série de lâminas externas, uma espécie de quebra-sol, que serão afixadas na frente das janelas dos quatro andares do prédio do Pronto-Socorro para impedir a incidência direta do sol e chuva no interior dos edifícios das enfermarias, Centro Cirúrgico e UTI.

 

Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil - Governo do Distrito Federal

NOVACAP

Setor de Áreas Públicas - Lote B - CEP: 71.215-000 Telefone: 3403-2300